Notícias / Serviços Automotivos / AutoFácil é a primeira franquia de loja de veículos do País

AutoFácil é a primeira franquia de loja de veículos do País

Compartilhe:   

Sua paixão por carros pode se transformar num negócio rentável e com estabilidade. Foi com essa proposta que os empresários e irmãos Lucio Mendonça e Marcelo Mendonça iniciaram a vida empresarial.

Com know-how adquirido durante oito anos de experiência no mercado, em 2009 os empresários iniciaram suas atividades no comércio de veículos. Com o desenvolvimento do negócio e resultados satisfatórios, em 2011 ampliaram o espaço e decidiram expandir por meio do sistema de franchising.

“Em 2011 tínhamos um espaço de 900m² com capacidade para 58 carros onde era comercializado uma média de 50 veículos por mês. Com esse giro constante e com a expertise no mercado automotivo, investimos no franchising para fortalecer nossa marca e oferecer um negócio seguro aos nossos parceiros”, explica Lucio Mendonça, diretor da rede.

Sendo a primeira rede de loja de veículos associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), o sistema de franquias da AutoFácil foi desenvolvido para beneficiar pessoas empreendedoras que queiram usufruir do know-how da equipe que oferece todo suporte para a escolha do local, montagem da loja, compra e negociação dos veículos e parceria com as financeiras.

Segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores a projeção para o crescimento do mercado automotivo é de 3,5% nas vendas de automóveis e comerciais leves para 2012. O ano deve encerrar com 5.762.871 unidades comercializadas em todos os segmentos, o que representa crescimento de 3,4% com relação ao volume registrado em 2011 (5.573.499 unidades).

Mesmo um pouco retraído nos últimos meses, o comércio de veículos tem apresentado um rendimento satisfatório. De modo geral, montar uma loja de carros exige um alto investimento, já que é necessária a aquisição dos veículos, ações de marketing, contratação de funcionários experientes com venda de veículos e um bom planejamento estratégico.

Para eliminar essas preocupações do empreendedor que quer investir numa loja de automóveis, a AutoFácil oferece em seu modelo de negócio vantagens como: baixa imobilização de veículos e estoque com 150 carros para suporte; cadastro em todas as financeiras com taxas de juros atrativas, prazos e carências para pagamento; suporte em financiamentos sem entrada; rotatividade de veículos entre franqueado e franqueador caso não haja giro em determinado prazo; garantia de procedência dos veículos adquiridos; reposição e desembaraço de veículos com rapidez para deixá-los prontos para venda;  treinamento para avaliação de veículos (física e documental); consultoria na compra de veículos e em negociações (trocas); aquisição de veículos de troca.

O investimento em uma unidade AutoFácil gira em torno de R$ 277 mil, incluso taxa de franquia, projeto arquitetônico, marketing, capital de giro e estoque inicial baseado em 12 veículos de R$ 17 mil cada. O franqueado AutoFácil terá em seu mix de serviços: venda de veículos novos; venda de veículos seminovos; venda de veículos usados; financiamento e refinanciamento. O prazo de retorno estimado, se a loja vender a média de três carros por semana ou 12 por mês, é de 18 meses.

“Acreditamos muito no sistema de franchising como forma de expansão, somos o primeiro do Brasil a franquear uma loja de veículos e temos certeza do sucesso desse empreendimento. A princípio queremos atingir o maior número de cidades no Estado de São Paulo e em seguida avançar para outros Estados, principalmente o Nordeste onde o governo esta dando uma grande ajuda  para atrair franquias”, salienta Marcelo Mendonça, também diretor da rede.

A AutoFácil, que iniciou as operações franqueadas em janeiro, possui uma unidade própria em São José do Rio Preto e  dois franqueados em preparo (reforma do prédio) para inauguração nos próximos meses. “Nossa expectativa para 2012 é de atingir 10 unidades franqueadas e para 2013 chegar a 30 unidades”, acrescenta Lucio.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?