Início / Notícias / Serviços Automotivos / Febre de franquias chega à internet

Febre de franquias chega à internet

Classificados automotivos online estão em voga e geram bons negócios

Compartilhe:   

Conforme análise levantada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo e o que mais cresce. De 2008 a 2009, o faturamento do setor saltou de 55 para 63 bilhões de reais. O número de redes franqueadas evoluiu de 1.379 para 1.643. No mesmo período, o crescimento em unidades de franquias foi de 71.954 para 79.988.

Aproveitando esse mercado, o empresário Paulo Cruz, criou em 2009 o portal Temusados, que é um site de ofertas para comprar ou vender carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos. A ideia surgiu quando o empresário precisou vender três caminhões em um site. “No começo eu tinha um frigorífico em Mato Grosso, porém, como estava cansado do setor, decidi vender a empresa. Quando necessitei revender alguns veículos, e percebi que este estilo de empreendimento pela internet era muito viável.”, fala Cruz.

A partir daí, antes de montar o negócio, percebeu que o mesmo poderia virar uma franquia, e em 90 dias já tinha quatro unidades. Hoje, a empresa é o único modelo de franquia neste segmento e é uma opção diferente neste mercado. “Atualmente estamos com franqueados em 27 localidades, entre elas Acre, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em São Paulo, nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Birigui, Limeira, Lins, Marília, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Penápolis e Promissão.”, enumera.

O primeiro franqueado da rede, foi o diretor comercial, Alessander Aleixo, de Rio Claro – SP, que hoje conta com 120 lojas cadastradas. “Eu queria um negócio que pudesse beneficiar o maior número possível de pessoas e pelas inúmeras oportunidades que esse mercado de veículos oferece. O brasileiro é apaixonado por carros e o site é um  negócio extremamente promissor. Só tende a crescer.”, diz Aleixo.

Segundo o diretor comercial, o portal facilita a vida do consumidor, pois ele vai direto às lojas que tem o carro que procura. “O usuário economiza tempo, além do que, o site ajuda a comprar preços e fazer um negócio melhor. Por outro lado, para o lojista, revendedor ou concessionária também é uma excelente ferramenta de divulgação, com baixo custo em relação a outros veículos de divulgação, dando grande visibilidade.”.

Já o franqueado Hélio Rodrigues, de Nova Iguaçu – RJ, começou no negócio no mês passado e já tem meta de fazer a primeira franquia. “Quero desenvolver intimidade e novos padrões com o negócio. Posteriormente, tudo dando certo e estando preparado, vou expandir para outras áreas do Rio de Janeiro e quem sabe, Brasil. Além do que, o mercado de carros usados no Rio é aquecido e a web é o primeiro caminho de pesquisa.”, diz.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?