Início / Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / 46 anos de O Boticário: empresa convida consumidores a repensarem papel na reciclagem

46 anos de O Boticário: empresa convida consumidores a repensarem papel na reciclagem

Marca quer reforçar seu compromisso ESG fomentando o projeto BotiRecicla

46 anos de O Boticário: empresa convida consumidores a repensarem papel na reciclagem

Compartilhe:   

Para celebrar os 46 anos de sua história na indústria e varejo brasileiro, O Boticário propõe o reforço de seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente ao fomentar seu projeto BotiRecicla, criado Há 17 anos. A rede chama seus consumidores a aderirem à logística reversa, bastando apenas a retornarem as embalagens plásticas dos produtos em um dos mais de 4 mil pontos ou por intermédio das revendedoras da marca. 

A entrega de embalagens de cosméticos vazias, que pode ser de qualquer marca, para o BotiRecicla gera desconto na loja: levando três ou mais, os clientes cadastrados no Clube Viva recebem R$15 reais de desconto nas compras acima de R$150 reais. Ou seja, enquanto contribui com o meio ambiente, o consumidor também é beneficiado com descontos em suas compras. 

“Temos o histórico de abordar temas latentes socialmente nos aniversários da marca, como no ano passado, quando falamos sobre o etarismo para celebração dos nossos 45 anos. Desta vez não seria diferente, queremos reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade, mostrando como o consumidor pode -- e precisa -- ser protagonista na cadeia de reciclagem. Acreditamos que juntos conseguimos construir um futuro mais propositivo para todos”, afirmou em nota Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. 

Relatório Who Cares, Who Does? Latam 2021, realizado pela Kantar*, revelou que 55,8% dos latino-americanos não sabiam onde entregar itens para reciclagem, enquanto 56,6% tinham dúvidas sobre o que acontece com os materiais entregues. Em contrapartida, a essa falta de entendimento, 49% dos consumidores da América Latina preferem comprar produtos com embalagens que possam ser recicladas. 


Sustentabilidade em toda cadeia

Quem diria que a pequena porta aberta pelo farmacêutico Miguel Krigsner, em 1977, em Curitiba, se tornaria um case de sustentabilidade e boas práticas EGS. Hoje no Grupo Boticário, partindo de uma perspectiva macro, 77% dos produtos desenvolvidos utilizam material reciclado nas embalagens.  

“Como solução de ecodesign, no momento de desenvolvimento das embalagens buscamos a redução mássica para garantir menor impacto. Ou seja, utilizamos materiais de origem reciclável e incorporamos alternativas de maior reciclabilidade”, comenta Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário. 

Além disso, a rede tem cooperativas de reciclagem parceiras do projeto BotiRecicla, além de parceiros de transportes, que se encarregam da logística desses materiais. A marca conta ainda com lojas sustentáveis, projeto-piloto iniciado em 2020, que possui 37 unidades e utiliza cerca de 1 tonelada de plástico reciclável a cada loja construída. 

Outro exemplo de sustentabilidade é o projeto que reaproveitou tampas da fragrância Floratta com a tecnologia Surlyn, reciclando a matéria-prima e criando um novo ciclo de vidas para os materiais em lançamentos da linha: foram recicladas 3 toneladas, trazendo uma redução de carbono 10%, se comparada à matéria-prima virgem. 
 
“Repensar produtos, embalagens e matérias-primas é um desafio que a indústria da beleza vem propondo há algum tempo. Aqui, no Grupo Boticário, todo o nosso time de Pesquisa & Desenvolvimento, ESG, Produtos, Canais e várias outras áreas trabalham de forma integrada em projetos para oferecer valor ao consumidor, dando transparência de nossa atuação socioambiental em toda a experiência de compra. Essa é também uma forma de respeito ao consumidor, dando visibilidade aos nossos esforços sustentáveis em cada elo dessa cadeia”, reitera Luis Meyer, Diretor ESG do Grupo Boticário. 

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?