Notícias / Redes Sociais / 7 em cada 10 pequenos negócios têm perfis nas redes sociais. Instagram é o preferido

7 em cada 10 pequenos negócios têm perfis nas redes sociais. Instagram é o preferido

Pesquisa encomendada pelo Sebrae aponta que 64% dos pequenos negócios têm um perfil na rede de compartilhamento de fotos e vídeos para divulgar seus produtos e atrair novos clientes

Compartilhe:   

Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, a plataforma mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). LinkedIn (6%); TikTok (3%); Youtube e X (antigo Twitter), com 2%; e Kwai (1%) completam a lista.

O setor de Beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença em redes sociais.

“O mundo hoje é digital. Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

“Nosso esforço tem sido de contribuir para que os donos de micro e pequenas empresas consigam digitalizar seu negócio, ampliando as possibilidades de mercado”, acrescenta.

De acordo com a pesquisa, o catálogo de produtos e o “Fale Conosco” – canal para contato com a empresa – são os serviços mais disponibilizados nas páginas dos pequenos negócios. Em muitos desses perfis é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).

Confira os números da pesquisa

• 73% dos PN usam algum tipo de perfil/página nas redes sociais

• Redes sociais onde a empresa tem um perfil/página
– Instagram – 64%
– Facebook – 41%
– Site próprio – 10%
– Linkedin – 6%
– Tik Tok – 3%
– Youtube – 2%
– Twitter – 2%
– Kwai – 1%

• Serviços mais disponibilizados nos perfis e páginas das empresas

– Catálogo de produtos / serviços – 50%
– Fale conosco – 50%
– Espaço para reclamação e sugestão – 40%
– Preços dos produtos / serviços – 36%
– Reservas e/ou vendas on line – 34%.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?