Notícias / Negócios / Veja 5 dicas para turbinar as finanças da sua empresa em 2023  

Veja 5 dicas para turbinar as finanças da sua empresa em 2023  

Ter atenção ao fluxo de caixa e entendimento das finanças das empresas são dicas importantes para decolar os negócios ao longo desse ano

Compartilhe:   

 

O ano começou e com ele o desafio de organizar os negócios, não é mesmo? Nas finanças a premissa é a mesma. Logo, organizar as finanças da empresa garantirá o sucesso do negócio. Para colaborar nessa organização, Luciana Ikedo, educadora financeira e sócia do escritório RV4 Investimentos, dá algumas dicas para que as empresas comecem 2023 com as finanças turbinadas e no azul, confira!

Fluxo de Caixa

Faça a projeção do seu fluxo de caixa para os próximos 12 meses. Ao fazer essa projeção, avalie os custos fixos e verifique os que podem ser cortados porque não fazem mais sentido no momento atual. “Essa é uma tarefa importante, pois, é muito comum assumirmos compromissos recorrentes que não reavaliamos ao longo do tempo e que podem onerar a empresa”, reforça Ikedo. 

Negocie  

Avalie as negociações com os seus fornecedores e verifique a possibilidade de revisão não só de valores, mas também dos prazos de pagamentos.  Ainda que não haja espaço para reduções, conseguir prazos maiores de pagamentos tem um impacto muito positivo no fluxo de caixa.

Conheça seus números 

Passe um pente fino nas suas finanças, entenda a fundo a geração de receita, os custos e as despesas para manutenção da empresa e do seu estilo de vida como empresário. Preocupe-se com o capital de giro da empresa e com a reserva de emergência para a sua família. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio) em novembro 78,9% das famílias estavam endividadas e a principal razão do endividamento é a falta de uma reserva de emergência. 

Inove e seja criativo

O começo de ano representa o começo de um novo ciclo e este é um excelente momento de avaliar as dores dos seus clientes, que você ainda não atende, e buscar novas formas criativas e inovadoras de curar essas dores e ao mesmo tempo gerar mais receita para a sua empresa.

Busque conhecimento

O cenário econômico está turbulento? Aproveite para estudar e aumentar o seu conhecimento sobre gestão, negócios e até mesmo finanças. Treine todo o seu time para que estejam prontos para oferecer o melhor para o seu cliente com eficiência e eficácia. Os momentos de crise podem trazer consigo excelentes oportunidades de crescimento.

Fonte:

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?