Notícias / Negócios / 5 funcionalidades de ERP que irão ajudar a alavancar as vendas em 2023

5 funcionalidades de ERP que irão ajudar a alavancar as vendas em 2023

Pesquisa apontou que para 39% dos consumidores as vendas online e física são complementares, e não concorrentes

Compartilhe:   

Uma nova pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box apontou que para 84% dos consumidores, a experiência ideal de compras está no ambiente físico e virtual integrados. O levantamento ainda mostra que para 39% do público, os canais físicos e online não complementares e não concorrentes. Para atender as necessidades dos consumidores, ter uma ferramenta de ERP de gestão completa é essencial, mas além disso, é importante ter uma equipe preparada para utilizar todas as funcionalidades do sistema.

“Oferecer aos consumidores uma experiência completa de vendas omnichannel, com um time capacitado e munido de informações faz a sua loja se destacar na concorrência, aumenta a satisfação dos clientes, além de fidelizá-los", explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Pensando nisso, o especialista selecionou 5 funcionalidades de ERP essenciais para alavancar as vendas e auxiliar os lojistas a melhorarem o desempenho em 2023.

1- Raio-X de estoque

Uma boa estratégia é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. O sistema criado pela VarejOnline, por exemplo, permite que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque
“O varejo promete receber uma alta demanda de clientes, por isso, a gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e será decisiva para os resultados”, ressalta Mortari.

2- Gerenciamento de plataformas omnichannel

O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Por isso, é importante uma ERP que contemple todos os canais para facilitar o gerenciamento de ações.

Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online e com retirada na loja, por exemplo.

3- VO Closer

As vendas por whatsapp vem conquistando os consumidores pela facilidade de compra. Trata-se de um formato que permite divulgar produtos, fazer compras, realizar pagamentos online e retirar o produto em uma loja física.

O app de vendas VO Closer, da VarejOnline, oferece um controle intuitivo para cada etapa da venda, além de total autonomia do vendedor para compartilhar com o cliente até mesmo um link de pagamento online, possibilitando que o seu cliente consiga fazer a compra totalmente pelo seu smartphone.

4- Análise de clientes

Para Mortari, a experiência do cliente é um ponto crucial das vendas, ainda mais quando se trata de experiência personalizada, por isso, uma análise de perfil é importante

Por meio do sistema ERP o lojista consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados e qual o ticket médio das compras, dessa forma, é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil e ser mais assertivo nas ofertas para cada um.

5- Acompanhamento das metas da loja

É importante que o lojista trace metas em períodos definidos, dessa forma, é possível acompanhar o progresso das estratégias e até mesmo redefinir ações para atingir os objetivos de vendas.

“Incentivamos os profissionais a explorarem a ERP pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente. É possível integrar o estoque da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores, ou mesmo promoções de aniversários.”, conclui Juliano Mortari.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?