Notícias / Negócios e Serviços / Imprima Fácil inova e entra para o mercado de franchising

Imprima Fácil inova e entra para o mercado de franchising

Crescimento de cidades do interior despertam venda de franquias de gráfica digital

Compartilhe:   

Com crescimento a passos largos e superação das expectativas ano após ano, o setor de franquias brasileiro representa uma oportunidade de negócio promissor e desperta o interesse de empresários que buscam retorno garantido. Um exemplo de empreendimento atento a esse nicho é a rede Imprima Fácil, primeira gráfica digital instalada em shopping center a disponibilizar franchising da marca. Criada em 2005, a Imprima Fácil, empresa do grupo Comunicare, é especializada em impressão sob demanda e com dados variáveis, possui lojas nos shoppings Palladium, Barigui e Muller, em Curitiba.

O diretor da Imprima Fácil, Raphael Manzoni, comenta que o bom momento do mercado gráfico e da economia nacional abre espaço para mais franquias no Brasil. O faturamento do setor gráfico apresentou 8% de crescimento nos últimos três anos, o equivalente a uma taxa média de 1,8% ao ano, no período.

O grupo das gráficas digitais também apresentou crescimento superior nos últimos anos. Puxado pela comercialização de impressos digitais, que registraram expansão de 143% desde 2007, o segmento teve alta de 48% no mesmo período. “Esses números atraem empresários que buscam o uso de uma marca presente no mercado e a transferência de know-how dessa empresa para o gerenciamento de um novo negócio”, observa.

Para Manzoni a tradição de 34 anos de atuação da Gráfica Comunicare e a relevância da marca são fatores que contribuem para o sucesso das franquias. “As perspectivas de lucro para os franqueados são prósperas e o investimento acessível levando em consideração o histórico e o nome da empresa que eles vão administrar, principalmente quando se trata de uma empresa tradicional. Temos seis anos de Imprima Fácil somados as mais de três décadas da Comunicare”. “A franquia é a multiplicação do negócio que já foi testado e deu certo”, completa.

Mercado

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima que o mercado de franquias feche o balanço de 2010 com faturamento de R$ 75 bilhões, um crescimento de 19% em relação a 2009. Para 2011, a previsão é aumentar o faturamento em 15%, atingindo R$ 86 bilhões.  No cenário nacional o Paraná ganha destaque e aparece entre os principais pólos de franquias no país. Dados da ABF mostram que o estado possui 6% das unidades franqueadas no Brasil e só perde para São Paulo (39%), Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (8%). Os demais estados do sul surgem na sequência, Rio Grande do Sul (5%) e Santa Catarina (4%).

A boa colocação paranaense, segundo especialistas, é conseqüência da abertura de novos shoppings, já que o desenvolvimento do setor de franquias está vinculado ao aumento na quantia de empreendimentos comerciais, bem como as favoráveis infraestruturas das cidades do interior com grande potencial de consumo.

Interior

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), mais da metade dos 27 shoppings do Paraná estão instalados em municípios do interior e cidades como Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa possuem shopping de grande porte. Ainda este ano mais dois empreendimentos devem abrir as portas. O Boulevard Shopping, em Londrina e o Catuaí Shopping, em Maringá.

Em todo o país, segundo a Abrasce, estão previstas inaugurações de 26 shoppings, em 2011 e 29, em 2012. Manzoni explica que “a rede pretende pegar carona na expansão dos shoppings nos próximos anos para também impulsionar os negócios, mas as franquias também serão disponibilizadas em lojas de rua. A meta é comercializar seis novas franquias ainda em 2011”. O diretor ressalta também que a principal vantagem competitiva da Imprima Fácil é o horário de atendimento, que acompanha o horário de funcionamento do shopping.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?