Início / Notícias / Negócio Próprio / Aprenda cinco passos para construir um fluxo de caixa

Aprenda cinco passos para construir um fluxo de caixa

Sebrae dá dicas para construir uma gestão financeira eficiente da empresa

Compartilhe:   

Para apoiar os donos de pequenos negócios que estão interessados em solicitar empréstimo, o Sebrae alerta que é importante construir e ter um bom fluxo de caixa. A instituição preparou uma série de dicas relacionadas à gestão financeira que já estão disponíveis no portal do programa Crédito Consciente, recém-lançado pela instituição.

O fluxo de caixa é um processo realizado pela área financeira de uma empresa ou pelo próprio empreendedor que faz o monitoramento das entradas e saídas de dinheiro do negócio em determinado período. Uma espécie de agenda de entradas e saídas de dinheiro.

O coordenador de Orientação e Educação Financeira do Sebrae, Augusto Togni, destaca a importância de o empreendedor ter o controle do dinheiro disponível em caixa.

“A construção de um bom fluxo de caixa é imprescindível para que ele possa não somente saber da situação da sua empresa, como também se planejar melhor e tomar as decisões corretas e saudáveis, seja para os casos em que precisará de dinheiro ou para os casos em que poderá aplicar o que sobra”, explica. “Ao monitorar despesas e receitas, o empreendedor consegue ter uma visão clara da movimentação financeira, o que permite acompanhar a liquidez e o dinheiro disponível para honrar compromissos financeiros dentro dos prazos”, completa.

Como construir o fluxo de caixa?

Togni separou algumas das ações necessárias para construir uma previsão do fluxo de caixa. São elas:

Coleta de Dados: reúna todas as informações financeiras relevantes, como histórico de vendas, custos fixos e variáveis, pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes.

Identificação de Padrões e Tendências: analise os dados históricos para identificar padrões sazonais ou tendências de crescimento e declínio nas receitas e despesas.

Planejamento: com base nas análises anteriores, projete as vendas futuras, estimando os recebimentos e pagamentos esperados para cada período.

Projete os possíveis cenários: desenvolva diferentes cenários financeiros com base em diferentes premissas e variáveis, considerando variações nas vendas, custos e condições de mercado.

Análise e Ajustes: analise os resultados de cada cenário e faça ajustes nas projeções conforme necessário para garantir a viabilidade financeira da empresa.
Benefícios

O Sebrae destaca ainda alguns dos benefícios em construir uma previsão de fluxo de caixa para os pequenos negócios. Entre eles está o planejamento financeiro, uma melhor tomada de decisões baseadas em dados, a identificação de problemas financeiros e a possibilidade de negociar prazos e pagamentos mais favoráveis com fornecedores e credores.

Crédito Consciente

Por meio da página Crédito Consciente, do Sebrae, o empreendedor terá toda a assistência para que possa viabilizar o acesso a crédito de forma segura. Além de conceder o aval necessário para as operações de crédito junto às instituições financeiras, o Sebrae oferecerá orientações para que o proprietário de um pequeno negócio inicie a sua jornada ampliando sua consciência e segurança na obtenção de um empréstimo.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?