Notícias / Negócio Próprio / Artigo: Empreendedor, seu trabalho é manter sua empresa SAUDÁVEL

Artigo: Empreendedor, seu trabalho é manter sua empresa SAUDÁVEL

Empreender, grande sonho de muitos brasileiros

Compartilhe:   

Passar a ser seu próprio patrão, administrar seu tempo, trabalhar com o que gosta, parecem sensacionais as recompensas para quem quer ou já tem seu próprio negócio. E realmente pode ser incrível, mas, e aqui temos um grande, mas, é preciso entender que empreender tem riscos e responsabilidades e que não estar atento a estes pontos pode tornar o grande sonho em pesadelo.

Calma, não quero te desanimar, na verdade, o objetivo aqui é lançar luz a pontos que se bem trabalhados vão fazer você administrar seu negócio com tranquilidade e LUCRO.  Isto mesmo, o Lucro é o indicativo do seu trabalho bem-feito e justamente para que você melhore seus resultados, venho te dar algumas dicas importantes.
Primeira coisa, você precisa ter o hábito de documentar todas as suas operações e este documento deve ser seu FLUXO DE CAIXA.

No fluxo de caixa, todas entradas financeiras (vendas, investimentos), assim, como todas as saídas (fornecedores, impostos, empréstimos) devem estar lançadas. Ter estes lançamentos mostra dia a dia como está a conta, se é ou não possível fazer um investimento, se é ou não necessário um aporte.

É possível prever a necessidade de aporte financeiro e se planejar para fazer isto da forma menos onerosa possível. Empréstimos desesperados normalmente vêm acompanhados de taxas de juros exorbitantes e podem virar uma bola de neve.

Assim que seu fluxo de caixa estiver montado e funcionando é possível calcular o seu CAPITAL DE GIRO. 
O capital de giro é o valor que a empresa necessita para que seus negócios aconteçam, isto é, pagar seus fornecedores, impostos, salários e demais despesas. Ele é composto por dinheiro em caixa, dinheiro em contas, investimentos e estoque. Sem capital de giro a empresa entra no vermelho e a saída mais comum é recorrer aos bancos, com troca de títulos e empréstimos, como já foi falado, muitas vezes um recurso caro, que a margem dos produtos não consegue cobrir.

Outro ponto de extrema importância para manter sua empresa com resultados positivos, é negociar muito bem com seus fornecedores. O mundo ideal para os negócios é sempre receber de seus clientes antes de pagar para seus fornecedores. Quando o contrário acontece, é preciso de mais capital de giro para bancar o estoque.

PRECIFICAR corretamente. Colocar o preço de venda de uma mercadoria ou serviço é fundamental para garantia de bons resultados. Precificação errada leva a prejuízo, pois não cobre todos os custos ou a produto/ serviço encalhado, pois o mercado entende como caro e não compra.

Alguns pontos precisam ser levados em consideração para se precificar:

- Qual o custo unitário do seu produto ou serviço?
- Quais são as despesas que fazem parte do seu processo?
- Qual a margem de lucro que você espera ter?
- Quem é o seu público-alvo e quanto ele está disposto a pagar?

Responda a todas estas perguntas e precifique seu produto de forma correta e a forma correta.
Gastar menos do que ganha deve estar sempre em mente, por isto, revisão constante das despesas da empresa também deve ser levada a sério. Pegue seu fluxo de Caixa e veja quais são seus gastos e procure diminuí-los, buscando sempre manter a qualidade do que se propõe a entregar.

E por fim, cuidado com seus recebimentos. Verifique sempre quem são seus clientes antes de conceder créditos. Use alguma ferramenta que ajude nesta avaliação, estude, perca algum tempo, para não perder dinheiro.
O trabalho do empreendedor envolve muitas frentes, muita responsabilidade, tantas que não seriam possíveis serem tratadas numa matéria, mas, manter a empresa saudável, entendo que é a síntese do Sucesso. 

*Por Estela Regulle – Mentora Financeira e Consultora Evolutiva

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?