Notícias / Negócio Próprio / O Poder das Alianças Estratégicas

O Poder das Alianças Estratégicas

Carol Paiffer: O caminho das parcerias eficientes

Compartilhe:   

As parcerias são fundamentais para o crescimento e sucesso das marcas e empresas nos dias de hoje. Elas oferecem uma série de vantagens estratégicas que podem impulsionar o desenvolvimento, a inovação e a visibilidade de uma empresa no mercado.

No entanto, é essencial que as parcerias sejam construídas com base na confiança mútua, objetivos claros e uma compreensão sólida dos benefícios. Além disso, a gestão eficaz das parcerias é crucial para garantir que ambas as partes estejam comprometidas e alinhadas com os objetivos comuns ao longo do tempo.

Não se esqueça, nenhum acordo é feito com base no aperto de mãos, sempre opte por fazer um contrato! 

Shark Tank Brasil 

Quando vocês me veem sentada na cadeira do Shark Tank Brasil, eu não estou analisando apenas o potencial de crescimento e lucratividade das empresas. Eu preciso analisar se aquela empresa que está sendo oferecida tem aptidão para uma  parceria com uma ou mais empresas das quais eu já sou sócia. 

Dessa forma, eu consigo correlacionar as minhas empresas, mesmo que elas estejam atuando em ramos totalmente diferentes. Assim, aumento o leque de oportunidades da marca para potencializar os seus resultados.

Vou te dar algumas dicas fundamentais para você analisar antes de fechar uma parceria:

Compatibilidade de objetivos

As empresas envolvidas devem ter objetivos alinhados e valores semelhantes para construir uma base sólida para a colaboração.

Converse com o seu futuro parceiro e entenda onde ele quer chegar com a parceria entre as marcas. Dessa forma, ficará esclarecido antes de finalizar o contrato qual é a meta de cada empresa, sendo possível a análise dos dados para verificar se ao longo do tempo os propósitos foram atingidos. 

Responsabilidades

Ambas as partes precisam ter uma compreensão clara das expectativas, papéis e responsabilidades dentro da parceria. Um acordo via contrato e detalhado pode ajudar a esclarecer esses pontos.

Deixar as responsabilidades explícitas, caso um dos lados não esteja cumprindo aquilo acordado em contrato, torna possível a cobrança das obrigações estabelecidas. 

Benefícios

É fundamental que cada empresa identifique claramente os benefícios que espera obter da parceria e como pretende contribuir para o sucesso do parceiro. 

Antes de fechar a parceria, verifique se os benefícios estão equilibrados. É importante que as duas empresas tenham ganhos proporcionais para que ambas se empenhem da mesma forma. 

Comunicação

Deixem agendados pelo menos um encontro por mês para alinhar o relacionamento das empresas. Aponte aquilo que está funcionando e dando resultado e, claro, procure ajustar aquilo que pode ser melhorado. 

Além dos encontros agendados, sempre esteja disponível para um momento de emergência. Lembre-se, o que está acontecendo com o seu parceiro pode um dia acontecer com você. 

Celebração

Reconhecer e celebrar os marcos e conquistas alcançadas em conjunto pode fortalecer o vínculo entre os parceiros e motivar futuros empreendimentos.

A cada 6 meses, promova encontros para comemorar as conquistas da parceria. Dessa forma, vocês vão criar proximidade e desejo de mais conquistas, aumentando o interesse de crescimento das empresas. 

Uma parceria bem-sucedida não acontece do dia para a noite; é um processo contínuo que exige comprometimento, comunicação eficaz e uma abordagem estratégica para construir e manter relacionamentos produtivos e mutuamente benéficos ao longo do tempo.
 
Agora que você já sabe como fazer uma parceria de sucesso, o que está esperando para potencializar os resultados da sua empresa?

 

Carol Paiffer

 

*Por Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A,  empresa de traders e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.  A empresária atua no mercado financeiro desde 2005, é investidora no programa Shark Tank Brasil e sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, onde é a única mulher em meio a 33 homens e fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto, para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos.  Carol é colunista da Plataforma Sua Franquia em sua coluna mensal, a empresária fala sobre empreendedorismo, finanças e demais temas correlatos. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?