Notícias / Negócio Próprio / Fundadores da Atom S/A dão quatro para aumentar a renda em 2024

Fundadores da Atom S/A dão quatro para aumentar a renda em 2024

Nas listas de resoluções de fim de ano, o aumento de renda e a estabilidade financeira são temas recorrentes; confira as recomendações dos irmãos experts no assunto

Compartilhe:   

Com a virada de ano chegando, é hora de pensar e se planejar para 2024, período de fazer a famosa lista de resoluções para o próximo ano. Essas metas e desejos, mesmo que obviamente bastante pessoais, em muitos casos são temas recorrentes, relacionados com saúde, família e também às questões financeiras. “Muito dinheiro no bolso. Saúde para dar e vender”, já diz a música (composição de David Nasser e Francisco Alves).

Para a busca de estabilidade financeira e de aumento de renda, o mais indicado não é sonhar em acertar os seis números na Mega Sena da Virada, já que a probabilidade de ser premiado é muito baixa. Convém se planejar, estudar, se dedicar e a partir de conhecimento obtido conseguir fazer o dinheiro render.

“A estabilidade financeira e o aumento de renda podem ser obtidos de diferentes maneiras, como os investimentos em Bolsa de Valores e o empreendedorismo. Mas não há fórmula mágica. É preciso saber onde está pisando. No caso de investimentos, é necessário conhecer a dinâmica e o comportamento do mercado de ações. Para empreender, é recomendável atuar em um setor em que tenha conhecimento e saber gerir as diferentes áreas que compõem uma empresa”, explica Carol Paiffer, cofundadora e CEO da Atom S/A, maior empresa de trader e publicadora de conteúdos educacionais sobre mercado financeiro na América Latina.

“Em relação ao mercado de ações, não é adequado relacioná-lo à sorte e nem encará-lo como um hobby. Para ter sucesso, precisa ter conhecimento. Por isso, na Atom, temos um braço dedicado à educação financeira”, afirma Joaquim Paiffer, cofundador e presidente do conselho de administração da Atom e irmão de Carol.

O braço da empresa voltado à educação financeira é a Atom Educacional, que já promoveu a capacitação de cerca de 70 mil alunos, com uma metodologia própria, didática e acessível.

Joaquim e Carol atuam no mercado financeiro desde 2005. Toda a experiência que obtiveram ao longo dos anos se reflete nos cursos e formações do portfólio da Atom Educacional. Carol também é conhecida do grande público por participar como empresária investidora do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil.

“Promover a educação financeira, primeiro, permite às pessoas o conhecimento e a possibilidade de aumento de renda e estabilidade. Isso, por sua vez, contribui com a sociedade de uma forma ampla, porque quanto mais pessoas obtendo mais renda, mais a economia do nosso país se desenvolve”, explica Joaquim.

“Para dar ainda mais fôlego à educação financeira promovida pela Atom, no mês passado a companhia assinou contrato de compra e venda para assumir 51% da Cebrac Cursos Profissionalizantes, que tem 80 unidades franqueadas em 20 estados”, complementa Joaquim.

Confira as dicas de Carol e Joaquim Paiffer

1). Desejo real de mudança

O primeiro passo para um ano com mais dinheiro é estar realmente disposto a mudar: ter consciência dos desafios que virão e do que terá que abrir mão. E um desses desafios é se dedicar aos estudos.

Imagine o que aconteceria se uma pessoa que não sabe nada de cozinha, que nunca fritou um ovo na vida, resolvesse de uma hora para outra que quer ser chef e investisse todas as suas economias abrindo um restaurante? Claro que não daria certo. Com o dinheiro é a mesma coisa. Você já consegue afirmar com certeza que está pronto para as mudanças? Qual o tamanho da sua vontade? Se tiver essas respostas, você está preparado para as próximas dicas.

2). Aprenda mais sobre educação financeira

Muitas vezes, você pode se enrolar com o dinheiro por falta de informação, por não estar familiarizado com a educação financeira. Infelizmente, no Brasil, não aprendemos sobre como cuidar do nosso dinheiro na escola e chegamos à fase adulta fazendo dívidas.

A educação financeira é uma das ferramentas mais eficientes para gerir o orçamento familiar e evitar o endividamento. E, se quisermos ter mais dinheiro, o primeiro passo é acabar com as dívidas, afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora pagando juros.

E quanto mais cedo uma pessoa estiver familiarizada com a educação financeira, maiores as chances dela se tornar um adulto consciente.

Você pode incluir as crianças da família nesse assunto desde já. Uma boa opção é o curso online “Educação Financeira de Pais para Filhos – Como Educar Financeiramente Crianças e Adolescentes e Construir Futuros Investidores e Empreendedores”, desenvolvido por Carol em parceria com Tiago Monteiro (mestre em Economia e especialista em Finanças Comportamentais, Educação Financeira para Casais e Finanças para Crianças e Adolescentes). Descobrir como ajudar os filhos a definir metas financeiras realistas e alcançáveis, entender como a educação financeira pode transformar a maneira como crianças e adolescentes lidam com o dinheiro e descobrir estratégias para ajudar na independência desde cedo são algumas das abordagens do curso.

Outra opção é a série de animação Teo Tourinho, voltada à educação financeira para o público infantil e com a proposta de estimular as crianças, para que os adultos do futuro possam realizar os seus sonhos.

3). Invista no mercado financeiro (day trade)

Para alguns, essa dica ainda é um tabu, mas é possível afirmar que é necessário e urgente que a prática de day trade (atividade de compra e venda de ações em um mesmo dia) seja desmistificada. Há tempos, ela vem ganhando injustamente uma imagem negativa por culpa de investidores aventureiros despreparados que arriscam sem conhecimento. O resultado não poderia ser outro: prejuízo. Lembra que mais acima demos o exemplo do chef de cozinha?

A operação em Bolsa de Valores é, sim, uma das profissões do futuro. No entanto, como qualquer outra, depende de estudo e muita dedicação. Day traders que ganham dinheiro realizam a atividade como um ofício e não como um hobby para passar o tempo.

Ou seja: antes de dar os primeiros passos nessa atividade, é recomendável estudar. A Atom Educacional realiza a Semana Grana, Money e Bufunfa, na qual a atividade de day trader é esmiuçada por Carol Paiffer. São aulas online gratuitas. A próxima edição ocorre em janeiro.

4). Empreendedorismo

Se você acredita que não tem o perfil para o mercado financeiro, o empreendedorismo pode ser uma estratégia para aumentar a renda. Você pode começar pequeno, vendendo algum produto em market places e feiras colaborativas, por exemplo.

Porém, não podemos menosprezar a capacidade desse tipo de negócio que pode crescer muito e ser uma boa fonte de renda. Se você se dedicar ao seu desenvolvimento pessoal como líder e empresário, isso terá reflexos positivos futuros. A opção pelo empreendedorismo pode dar os resultados que você gostaria.

Uma forma de avançar bastante nesse assunto é a formação profissional Shark Tank E-School, parceria da Atom S/A com a Sony Pictures Television (SPT) voltada para interessados em obter ou aprimorar conhecimentos sobre empreendedorismo, evoluir na carreira ou ocupar cargos de liderança. A Shark Tank E-School nasceu na Austrália, em uma colaboração entre uma universidade local e a Sony, em um processo de licenciamento do Shark Tank Austrália. O Brasil é o segundo país a ter acesso à formação. O conteúdo do MBA intitulado Formação Shark é distribuído no país pela Atom.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?