Notícias / Negócio Próprio / 1ª padaria Lixo Zero do Brasil oferece menu afetivo e doses de sustentabilidade

1ª padaria Lixo Zero do Brasil oferece menu afetivo e doses de sustentabilidade

Carolinas, pães crocantes, sustentabilidade e reinvenção são ingredientes do modelo de negócio administrado em Brasília

Compartilhe:   

O que vem à cabeça quando se pensa em um lugar aconchegante para tomar aquele café da manhã delicioso? “PA-DÓ-CA”. Cátia Lopes (44) e Camila Marconi (41) utilizaram o apelido carinhoso de padaria para alavancar um negócio de sucesso com foco na cozinha afetiva e na sustentabilidade. Em 2023, a PADÓCA DO CA, até então conhecida no Lago Norte, bairro brasiliense, ganhou repercussão nacional ao se tornar a 1ª padaria Lixo Zero do país. A conquista reflete a reinvenção de um modelo de negócio tradicional e o compromisso das sócias com o meio ambiente.

A história da PADÓCA DO CA começou no auge da pandemia, quando Cátia, à época gerente comercial de marca de moda, e Camila, da área de eventos corporativos, foram drasticamente impactadas em suas funções e decidiram inovar. A ideia de abrir uma padaria com toque especial foi encarada como oportunidade para a transição de carreira e levada muito a sério. “Por mais que a gente acredite no potencial do negócio, o pé precisa estar bem no chão, pois o desafio até conseguir o que foi planejado é significativo”, afirma a sócia.

Após sete meses de planejamento meticuloso e capacitações do Sebrae, a PADÓCA DO CA nasceu como uma padaria com propósito afetivo. Segundo Cátia, a proposta é oferecer comida de qualidade com medidas concretas para reduzir, reutilizar e reciclar seus resíduos. Esse compromisso ambiental levou o negócio a, dois anos depois de abrir as portas, virar referência nacional ao atingir a taxa de 96,2% de desvio de aterro e se tornar a 1ª padaria lixo zero do Brasil.

A partir do desafio global da produção de resíduos, as empreendedoras destacam a importância da conscientização.

"Acreditamos que todos somos responsáveis por cuidar do meio ambiente e a PADÓCA busca ser um agente de transformação na construção de uma comunidade mais sustentável. Nossa missão é proporcionar aos clientes uma experiência afetiva num ambiente confortável e familiar, sempre levando em consideração a preservação do meio ambiente". Cátia Lopes, sócia da PADÓCA. 

Na prática, a padaria não utiliza sacos de lixo para descarte de recicláveis e vidro, os resíduos orgânicos são direcionados ao @projeto_compostar e o cardápio em QRCode nas mesas reduz o uso de papel. Além de escolher fornecedores que adotam boas práticas, a empresa incentiva o comércio local, adquirindo bebidas em garrafas retornáveis ou de fontes sustentáveis. “Temos o compromisso contínuo de buscar práticas inovadoras e sustentáveis, inspirando outras empresas e a comunidade a adotarem ações responsáveis em prol do meio ambiente”.

As sócias “ralaram” para adaptar o negócio às diretrizes Lixo Zero mantendo a qualidade dos produtos. Até descobrirem como manter a maciez do pão sem usar o plástico filme na produção da massa, por exemplo. “Essa etapa foi desafiadora, gerou desperdício e muita dor de cabeça”, relembram. Depois de inúmeros testes, foi hora de escalar a produção com o material alternativo para a massa descansar, em conformidade com a política de saúde e segurança. “Atualmente, um consultor gastronômico e uma nutricionista ajudam a encontrar soluções seguras para evitar o uso de plástico nos alimentos produzidos na padaria”.

Padaria e Pessoas

A formação e retenção da equipe é um ponto de atenção para as empreendedoras, que oferecem constante treinamento aos profissionais. “Já fizemos o Empretec e, por meio do programa ALI, do Sebrae, uma especialista em equipe autogerenciável nos auxilia com soluções como contratações, feedbacks e execução de tarefas”, comenta Cátia. As sócias visam vendas imediatas e mais lucrativas, melhorando a rentabilidade.

“A PADÓCA passou por todas as fases de correções, incluindo ajustes na cozinha, operação, produção e sistemas que não estavam funcionando. E essas mudanças não foram fáceis”, revela Cátia. Hoje, a padaria mantém contratos consistentes com pequenas e grandes empresas, fornecendo pães, café da manhã e almoços diariamente. Os próximos planos de Cátia Lopes e Camila Marconi incluem obter financiamento para comprar a loja ao lado da PADÓCA, concretizando 100% do plano de negócios criado em 2020, e criar filiais inteligentes em dois anos.

Menu afetivo

O cardápio da PADÓCA DO CA resulta de uma abordagem afetiva e consciente. Os pães, por exemplo, passam por uma fermentação lenta, permitindo que a natureza trabalhe seu glúten e conferindo um sabor especial. Além do tradicional pão francês, a padaria oferece opções com abóbora, batata, cereais e croissants, além de ser famosa pelas Carolinas e pelo pão com requeijão crocante. O zelo pelo cliente também é prioridade: “Tratamos o cliente pelo nome, sabemos o que gosta de comer, onde mora e quais dias está conosco. Isto facilita o encantamento e a antecipação para o atendimento”, completa a sócia Camila Marconi.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?