Notícias / Negócio Próprio / Black Friday e franquias: como navegar com segurança em taxas reduzidas

Black Friday e franquias: como navegar com segurança em taxas reduzidas

Em artigo, Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT, fala sobre os cuidados de comprar uma franquia baseado apenas em desconto

Compartilhe:   

A Black Friday é conhecida pelas ofertas atraentes no mês de novembro, abrangendo uma ampla gama de produtos e serviços do varejo. Tenho observado que o movimento vem ganhando espaço também no mercado de franquias, abrindo portas para aqueles que estão buscando uma oportunidade de iniciar o seu próprio negócio.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp 

E não à toa os olhos dos empreendedores brilham sobre o tema, já que o franchising se mostra um setor consolidado e promissor para investir, conforme revelam os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Segundo a associação, o segmento apresentou um faturamento de R$ 105,1 bilhões no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas quem visa aproveitar descontos em taxas para abrir franquias neste período, precisa se atentar a fatores cruciais, para não se arrepender depois.

Primeiramente, é essencial pesquisar em profundidade a franquia desejada. Descontos nas taxas podem ser tentadores, mas não devem ser motivo para apressar a tomada de decisão. Avaliar a reputação da empresa, seu histórico e a satisfação de franqueados atuais e anteriores é um passo fundamental. Isso inclui verificar também há quanto tempo os franqueados estão com a franquia e, se possível, conversar diretamente com eles para entender quais seus pontos de satisfação e insatisfação em relação ao negócio.

Além disso, é crucial alinhar expectativas e o suporte oferecido pelo franqueador, e que envolve treinamento, manuais e outros recursos essenciais, especialmente para novos empreendedores, evitando, assim, surpresas futuras e consequentemente, possíveis arrependimentos.

Quando se trata de escolher a franquia mais adequada ao perfil do candidato, aconselho uma autoavaliação cuidadosa. Entender seus próprios interesses, habilidades, experiência e metas, são fatores determinantes para o sucesso do negócio. A escolha de uma franquia deve estar alinhada com esses aspectos para aumentar as chances de satisfação e bons resultados. Além disso, é essencial considerar a adequação do modelo de negócio ao estilo de vida e metas de longo prazo do empreendedor, bem como a adequação da franquia ao mercado local.

Outro aspecto vital é a leitura atenta da COF (Circular de Oferta de Franquia). O documento contém informações cruciais sobre a franquia, como taxas, obrigações do franqueado e do franqueador, e o histórico legal. Então, entender todos os termos da COF antes de se comprometer é um passo que não pode ser negligenciado de forma alguma. Consultar um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato é outra recomendação. O advogado ajudará o candidato à franquia a revisar todos os documentos e irá aconselhá-lo sobre possíveis riscos.

A sustentabilidade do modelo de negócio da franquia é outro item a ser observado. Para isso, uma análise detalhada, contendo a projeção financeira, sempre deve ser realizada. Este estudo deve considerar o investimento inicial com o desconto, os custos operacionais, os royalties, a previsão de receitas, o prazo de retorno do investimento e o ponto de equilíbrio financeiro - o que permite uma análise mais cuidadosa da viabilidade dos números e a real possibilidade de alcançá-los.

Enfim, no que diz respeito às condições especiais oferecidas durante a Black Friday, é primordial que o empresário não se deixe levar apenas pelas promoções. Uma decisão bem embasada e segura ao investir em uma franquia requer um olhar crítico e um exame aprofundado, independentemente de ofertas tentadoras. 

 

Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT

*Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT Consultoria especializada no desenvolvimento, expansão e gestão de redes de negócios e franquias.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?