Notícias / Negócio Próprio / O Poder do Networking: a arte de se relacionar para ter resultado

O Poder do Networking: a arte de se relacionar para ter resultado

Na sua coluna desse mês de outubro, Carol Paiffer fala sobre networking e como usar a prática para ampliar seus resultados

Compartilhe:   

No empreendedorismo e na vida pessoal, networking é indispensável para crescimento. Trata-se de construir bons relacionamentos que podem impulsionar sua carreira, empreendimento e vida pessoal.

Isso vai muito além da distribuição de cartões de visitas em eventos e adicionar pessoas no LinkedIn. É sobre ser interessante sem ser interesseiro.

O que é Networking?

O objetivo principal do networking é criar uma relação de benefícios mútuos com pessoas que podem te ajudar a atingir seus objetivos em sua carreira e vida pessoal. Você pode se conectar com as pessoas de várias formas, como eventos presenciais, conferências, grupos de interesse em comum e as próprias redes sociais.

A importância do Networking

Ninguém faz nada sozinho. Ter uma rede com os contatos certos vai te abrir muitas portas. Da mesma forma que você também poderá abrir portas para outros.

Veja algumas das vantagens de um networking bem estabelecido:

Oportunidades Profissionais: Networking é uma das formas mais eficazes de encontrar novas oportunidades de emprego ou negócios. Muitas vagas nunca são anunciadas publicamente e, em vez disso, são preenchidas por meio de recomendações e conexões pessoais.

Aprendizado e Crescimento: Ao interagir com pessoas de diferentes experiências e conhecimentos, você pode aprender muito. Networking pode ser uma fonte valiosa de insights e orientação, permitindo que você cresça profissionalmente.

Suporte e Mentoria: Relacionamentos estabelecidos por meio do networking podem oferecer suporte emocional, mentoria e orientação. Pessoas que compartilham seus interesses e objetivos podem ajudá-lo a superar desafios e alcançar o sucesso.

Visibilidade e Reconhecimento: Conectar-se com outros profissionais e compartilhar suas realizações pode aumentar sua visibilidade e reputação em sua área de atuação.

Como fazer um bom networking?

Como já dito antes, networking é relacionamento. Sendo assim, uma troca de cartões não significa uma conexão. É preciso cultivar o relacionamento com as outras pessoas para as coisas funcionarem.

Vamos às dicas?

Defina seus Objetivos: Antes de iniciar uma interação de networking, saiba o que você deseja alcançar. Isso ajudará você a se concentrar em conexões relevantes para seus objetivos.

Seja Autêntico: Autenticidade é fundamental em networking. Seja você mesmo e mostre interesse genuíno pelas outras pessoas.

Mantenha o contato: Networking não é apenas sobre adicionar pessoas às suas conexões online. É sobre manter contato regular, compartilhar informações relevantes e oferecer ajuda quando possível.

Participe de Eventos Relevantes: Participe de eventos, conferências e grupos relevantes para seus interesses e objetivos de carreira.

Ofereça ajuda: Esteja disposto a ajudar os outros, pois o networking é uma via de mão dupla. Ajudar Aos outros cria, relações de confiança e reciprocidade. Lembre-se que ambos precisam ganhar nessa relação.

Acompanhe com Gratidão: Sempre agradeça as pessoas por seu tempo e ajuda. Um simples agradecimento pode fazer uma grande diferença.

Cultive relacionamentos verdadeiros com as pessoas. O capital intelectual acaba sendo um dos mais importantes quando empreendemos. Seja interessante, ofereça seu melhor e esteja disposto a realmente ajudar. Tenha certeza que você colherá bons frutos dessa forma.

 

Carol Paiffer

 

*Por Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A,  empresa de traders e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.  A empresária atua no mercado financeiro desde 2005, é investidora no programa Shark Tank Brasil e sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, onde é a única mulher em meio a 33 homens e fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto.  Carol é colunista da Plataforma Sua Franquia, e em sua coluna mensal, a empresária falará sobre empreendedorismo, finanças e demais temas correlatos. 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?