Notícias / Negócio Próprio / 5 dicas para transformar o seu negócio em franquia

5 dicas para transformar o seu negócio em franquia

Especialista em formatação de negócios ao franchising lista alguns pontos importantes para quem quer crescer por intermédio desse setor

Compartilhe:   

O franchising se mostra com maior resiliência quando comparado com outros setores econômicos, tanto que, no primeiro semestre de 2023, o segmento teve alta de  12,9% no segundo trimestre do ano, quando comparado ao igual período do ano anterior.  Ao total, o país tem mais de três mil marcas franqueadoras e ainda há muito espaço para crescer.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp 

“O franchising pode ser um caminho para o sucesso, desde que seja feito da maneira certa. É importante ter em mente que o processo de transformar um negócio em uma rede de franquias requer tempo, planejamento e recursos adequados”, afirma Umberto Papera Filho, CEO da Wings Company, formatadora de franquias, e responsável pela expansão de marcas como Melissa, Bob’s, Reserva e Giraffas. Estruturar o modelo de negócios, estabelecer e registrar processos operacionais, dominar o campo jurídico e definir os custos são alguns pontos essenciais para serem levados em consideração no processo de adesão ao franchising.

Para isso, Papera listou cinco dicas para quem deseja expandir. Confira!

1- Modelo de negócios sólido

Certifique-se de que o seu modelo de negócios atual realmente seja lucrativo, escalável e reaplicável. Esse é o primeiro passo para expandir por meio de franquias.  

2- Documentação e padronização

Documente todos os aspectos do seu negócio, desde processos operacionais até manuais de treinamento. É importante padronizar tudo o que for possível, pois assim a replicação se torna mais fácil.  

3- Consultoria jurídica

Contrate um advogado especializado em franquias para ajudá-lo a criar a documentação legal e necessária, como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia. 

4- Treinamento e suporte

Desenvolva um programa de treinamento abrangente para franqueados e forneça suporte contínuo. Isso é essencial para garantir o sucesso da rede. 

5- Marketing e Branding

Invista em Estratégias de marketing e branding para promover sua rede de franquias. Construa uma marca forte e uma estratégia de marketing eficaz para atrair franqueadores e clientes.  

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?