Início / Notícias / Negócio Próprio / Melhora na perspectiva de crescimento do PIB estimula os pequenos negócios

Melhora na perspectiva de crescimento do PIB estimula os pequenos negócios

Expectativa de crescimento é de 2,92%, de acordo com economistas consultados no boletim Focus. A produtividade do trabalho também cresceu

Melhora na perspectiva de crescimento do PIB estimula os pequenos negócios

Compartilhe:   

O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,92% em 2023. A projeção foi divulgada no começo dessa semana pelo Banco Central (BC) por meio do boletim Focus. Esta é a quinta semana seguida na qual os economistas consultados mostram uma boa expectativa em relação ao crescimento do país. O aquecimento da economia impacta diretamente nos pequenos negócios, que representam 99% das empresas brasileiras e geram sete em cada dez empregos.

"Não é só um entusiasmo do mercado em relação à economia. A produtividade do trabalho no Brasil cresceu pela segunda vez seguida no segundo trimestre de 2023, de acordo com a FGV (Fundação Getulio Vargas)." Décio Lima, presidente do Sebrae.

Ele ressaltou ainda que é necessária uma maior redução da taxa básica de juros (Selic), hoje em 12,75% ao ano, que acompanhe os indicadores positivos da economia brasileira. “É importante celebrar o momento econômico em que estamos vivendo, que nos traz um otimismo, com a possibilidade de o Brasil dar um grande salto em seu caminho, principalmente com a inclusão de milhões de brasileiros na economia, o que ajuda no combate às desigualdades. No entanto, a combinação juros altos e inflação diminui o poder de compra das famílias, o que afeta a sobrevivência das nossas empresas, impactando a geração de empregos e renda”, aponta Décio Lima.

Ainda segundo Décio Lima, o programa “Desenrola Brasil”, que promove a negociação das dívidas das famílias e ajuda na retomada do poder de compra, deve apoiar na recuperação do poder de compra das famílias e aumentar o otimismo dos empreendedores nos próximos meses.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?