Notícias / Negócio Próprio / Carol Paiffer — Gestão e liderança: inspire seu time pelo exemplo

Carol Paiffer — Gestão e liderança: inspire seu time pelo exemplo

Ao empreender gestão e liderança são fundamentais. E você, como está liderando o seu time?

Compartilhe:   

Quando falamos de empreendedorismo, gestão de pessoas e liderança é sempre uma pauta de peso, afinal, você precisa de um time forte para que o negócio possa caminhar sem você e seu propósito perdure.

No entanto, não é raro vermos empresas com alto índice de rotatividade de colaboradores, pessoas desengajadas e isso traz a sensação de que o empreendimento está patinando, não cresce e não atinge seu verdadeiro potencial.

Como consequência, você líder da empresa está sempre apagando incêndio, fica sobrecarregado com pequenas coisas que o seu time deveria ter autonomia de decisão e resolução e não consegue avançar em outras oportunidades e nem elevar o nível do próprio negócio.

Quando falamos de liderança, estamos falando de inspirar pessoas pelo exemplo. O resultado do seu time é reflexo da sua liderança.

Gerir e treinar pessoas não é uma tarefa fácil. Requer paciência, autoconhecimento, empatia, auto gestão e até mesmo insistência em alguns colaboradores. Você como dono da empresa precisa treinar seus gestores para que eles sejam bons líderes para cada respectivo time e setor.

Como fazer isso? Dá uma olhada nas dicas que eu separei!

Conheça seu time

Quando você está em um relacionamento, você busca conhecer aquela pessoa: o que gosta, o que não gosta, quais assuntos são delicados, qual o limite que ambos devem ter, quais os sonhos e objetivos e, a partir disso, percebem se dão match ou não.

Com os seus gestores e time é a mesma coisa.

Claro, é muito difícil que você tenha um relacionamento assim quando seu negócio tem um time muito grande. Mas, pelo menos com os seus gestores você precisa ter esse relacionamento. Precisa por que eles vão te representar para o restante dos colaboradores.

Então, conheça seus gestores, mostre que se importa e eles farão isso com os colaboradores que ficarem sob seus cuidados. E quando essas pessoas se sentem acolhidas, gera um sentimento de gratidão e elas passam a querer fazer parte da sua empresa.

 

Feedback são bem-vindos e bem ouvidos

Um dos pontos mais importantes ao liderar, é dar bons feedbacks ao time. A forma como você aborda o seu gestor vai refletir na forma que ele vai abordar a própria equipe e na resposta que ele vai ter: um time desanimado ou um time inspirado.

Um time desanimado não vai entregar resultado, vai ficar infeliz e com o tempo, vai pedir para sair. E perder um colaborador é mais custoso para uma empresa do que qualquer outra coisa.

Custa tempo, custa dinheiro, custa resultado e custa para aquela pessoa também. Custa os objetivos dela.

Ao dar feedback, puxe a orelha em particular e elogie publicamente. Nunca use termos que façam a pessoa se sentir atacada de alguma forma. Comece a conversa com calma e use o tom firme ao chamar a atenção. Explique que está chamando a atenção por que acredita no potencial daquela pessoa.

Como você desenvolveu um relacionamento com seu gestor, você saberá qual é o tom certo para usar na conversa: incisivo ou mais suave, vai saber o que pode usar de motivação para que ele melhore sem feri-lo de alguma forma.

E tão importante quanto dar feedback, é receber feedback.

Esteja aberto a ouvir o seu time. Afinal, se em um relacionamento só um dos envolvidos falar e nunca ouvir, a chance de funcionar é nula. Então, é uma troca, é uma via de mão dupla.

E da mesma forma que você se preocupar em dar feedback para seu gestor, ele terá a mesma preocupação. Só não vale ser teimoso.

O segredo da liderança é o exemplo

Liderar pelo exemplo é o único caminho efetivo. Seja um bom ou mau exemplo, seus gestores vão te modelar como líder e os colaboradores irão modelar seu gestor imediato.

E, a partir disso, os processos serão implementados e os resultados vão aparecer. Positivo ou negativo, o resultado é reflexo da liderança.

Que tipo de time você quer na sua empresa? Quais os resultados você quer alcançar com o seu negócio?

Seja um líder que inspire e una o time. Cuide das pessoas e as pessoas cuidarão dos processos. O resultado, seu faturamento é só a consequência de ter as pessoas certas implementando os processos certos na sua empresa.

Carol Paiffer colunista Sua Franquia

*Por Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A,  empresa de traders e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.  A empresária atua no mercado financeiro desde 2005, é investidora no programa Shark Tank Brasil e sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, onde é a única mulher em meio a 33 homens e fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto, para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos. 

A partir de agora, Carol é colunista da Plataforma Sua Franquia em sua coluna mensal, a empresária falará sobre empreendedorismo, finanças e demais temas correlatos. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?