Notícias / Móveis, Decoração e Presentes / Mudanças nos hábitos de consumo profissionalizam setor decorativo

Mudanças nos hábitos de consumo profissionalizam setor decorativo

Moldura Minuto, uma das maiores redes de molduraria da América Latina, expande seu público com acervo de arte próprio e loja virtual

Compartilhe:   

Alguns setores são exemplos que se profissionalizaram ultimamente pela mudança de hábito de consumo, como as lavanderias que tiveram o serviço aquecido pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro, principalmente da classe C, eram negócios familiares locais que, com o orçamento familiar maior, começaram a incluir mais serviços e hoje são estruturadas em grandes redes.

Outro exemplo é o serviço de molduraria que, assim como o segmento citado, costumava existir no formato de empreendimentos familiares e com uma linha de produção lenta.

Percebendo esse nicho que precisava ser profissionalizado, Antonio Viegas, CEO da rede Moldura Minuto, decidiu trilhar o caminho de empreendedor no lugar da odontologia, sua formação acadêmica.

Ao esperar 15 dias para alguns quadros ficarem prontos, percebeu a grande oportunidade que existia para a profissionalização do serviço de molduraria. Foi então que, com o investimento inicial de R$250 mil, abriu sua primeira loja com 35 m², que já apresentava a gestão, logística e processos de uma mini-indústria. Foi o aprimoramento da linha de produção, organização de todos os itens em estoque e otimização de procedimentos que o fez se destacar tão rápido no mercado e ganhar os clientes. O serviço que levava antes meio mês para finalizar, a rede Moldura Minuto entrega em um dia, tendo hoje em média por dia, 200 pedidos entregues e a média de faturamento de 50 mil reais por loja. Com este modelo de negócio, expandiu para o sistema de franquias, somando hoje mais de 60 unidades pelo país.

Junto à excelência do serviço, Viegas aproveitou cada ponto para agregar a um trabalho completo desde a escolha da arte a instalação: um acervo de arte e fotografia. Muitos entram nas lojas sem saber o que querem, mas abertos à uma consultoria decorativa. Percebendo isso, intensificou a capacitação de vendedores ativos, aliando uma consultoria para aproveitar essa segunda brecha. O serviço completo promoveu o reposicionamento da rede Moldura Minuto em 2019, que aposta na própria curadoria de 200 artistas brasileiros, com até 10mil obras. É a primeira rede de Molduraria da América Latina que expande suas lojas com um acervo de artes e fotografias minuciosamente selecionado, participando do processo de produção do começo ao fim: desde a seleção da obra até a instalação final da obra emoldurada.

“A molduraria é o nosso core business inicial. A introdução do acervo como Galeria de Arte é uma estratégia para aumentar essa demanda de molduras. Com este reposicionamento, temos a expectativa de crescimento de 30% para 2019”, divide Antonio.

Muitos indicadores incentivaram a transformação da rede e no lançamento de uma loja virtual. Um deles, uma pesquisa feita para a Moldura Minuto com arquitetos e designers, identificou a falta de opções diferenciadas de artistas jovens a preços atrativos, tal como a falta de diversidade em vender no mesmo ponto arte e fotografia. Além disso, foi levantada a demanda de acervo de imagens em um e-commerce e a falta de serviço de instalação dos quadros.

Outro indicador é que os hábitos de consumo de arte e fotografia do público consumidor jovem sofreram modificações influenciadas pela cultura da convergência digital, sendo que 71% dos compradores já adquiriram alguma obra de arte apenas pela observação de uma imagem na internet.

Não apenas abrangendo o território nacional, os investimentos em Galerias de Arte continuam em plena expansão, sendo que 85% representa a movimentação do mercado brasileiro no segmento contra 15% do mercado internacional.

Hoje, o sistema de franquia da marca é certificado com 7 selos de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sendo que 93% dos franqueados indicariam o investimento para abertura de uma unidade a outra pessoa.

“As pessoas buscam por praticidade, o que fizemos foi unir nossa expertise de 20 anos de atuação no mercado de molduraria ao mercado de arte acessível que cresce cada vez mais no Brasil”, completa o CEO.

Sobre a franquia Moldura Minuto

Há 18 anos no mercado, a Moldura Minuto é referência quando o assunto é decoração com quadros. Com mais de 60 unidades espalhadas em todo o país, a franquia é a única do segmento que possui uma equipe especializada que inclui consultores, arquitetos e designersde quadros, que desenvolve e antecipa as tendências em decoração com quadros, oferecendo aos clientes inovação e requinte. As lojas da rede contam com um ambiente atrativo e interativo, proporcionando inspiração para criar e decorar.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?