Notícias / Mercado / Sócio-fundador da Usaflex conta em livro a história da criação da marca

Sócio-fundador da Usaflex conta em livro a história da criação da marca

Juersi S. Lauck revela detalhes de bastidor e como as tecnologias de conforto transformaram a marca numa das maiores calçadistas do País

Compartilhe:   

Nascido em Igrejinha, no interior do Rio Grande do Sul, Juersi S Lauck se prepara para lançar, pela editora Cinco Gatas, sua biografia dia 20 de novembro. O empresário foi um dos fundadores, no ano de 1998, da Usaflex, marca que se tornou líder e pioneira na fabricação de calçados femininos que priorizam o conforto e estilo. Atualmente, saem das esteiras da companhia mais de 28 mil pares/dia, que vão parar nas prateleiras de 262 franquias, além de lojas multimarcas e mais de 50 destinos internacionais, através de uma rede de mil clientes estrangeiros e de 20 lojas licenciadas em oito países. Próximo de comemorar 25 anos (que serão completos em 2023), a Usaflex conta com 3,4 mil colaboradores diretos.

Mas não pense que o livro Juersi S. Lauck - A trajetória do empresário que levou conforto aos pés das mulheres, concentra-se somente na evolução da marca. É também um resgate da história de vida de Juersi, que se confunde com a da própria companhia que ajudou a construir. Entre os fatos que o autor narra, estão a educação rígida recebida do pai, ex-combatente do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, e a sua relação com a música.

“Resolvi aos 70 anos de idade, deixar registrado meu legado empreendedor e, em especial, compartilhar com os jovens minha história, para que entendam que a jornada empreendedora demanda persistência, escolhas difíceis e um toque de ‘rebeldia’, atitude que, se bem dosada, pode nos ajudar a não sermos mais um entre tantos na multidão”, conta Juersi que resgata, na obra, suas origens humildes de filho de colonos do interior do Rio Grande do Sul, suas experiências empreendedoras anteriores à fundação da Usaflex, expondo contextos sociais e econômicos, até chegar aos dias atuais, quando da venda da companhia para a Axxon e a expectativa de entrada da empresa na bolsa de valores. 

O livro relata que a criação da Usaflex não aconteceu da noite para o dia. Foi um processo que exigiu anos de trabalho até chegar a um produto desejado pelas consumidoras e adequado ao mercado. “Para isso, concentramos esforços na estrutura e na escolha das matérias-primas. É comum, fabricantes de calçados femininos usarem como referência formas baseadas em medidas europeias – que são mais estreitas e alongadas – para deixar o calce mais elegante. Porém, a consumidora daqui, de modo geral, tem os pés mais largos e altos. Então, se o objetivo era produzir um calçado confortável, era preciso tomar a decisão de renunciar a aspectos estéticos para privilegiar o conforto”, relembra Juersi.

Durante praticamente um ano, ele dividiu algumas passagens importantes de sua trajetória com a jornalista Roberta Pschichholz, coautora do livro: “reunimos entrevistas com colaboradores, familiares, lojistas parceiros e com os atuais gestores da empresa, todos unânimes em afirmar características como a resiliência, a humildade, a persistência e o carisma capaz de engajar a todos no processo de transição de empresa familiar para corporativa”.

O pré-lançamento ocorre no dia 20 de novembro de 2022, durante a convenção da Usaflex que é somente para lojistas e parceiros da marca, e no dia 1º de dezembro, será lançado oficialmente na loja Usaflex Premium Gramado, em um evento para convidados.

 

Ficha Técnica - ISBN 978-65-85083-06-5

Juersi S. Lauck - A trajetória do empresário que levou conforto aos pés das mulheres

Editora Cinco Gatas

Preço: R$ 40,00

144 páginas

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?