Notícias / Mercado / Copa do Mundo: saiba o que trabalho das seleções mostram sobre a importância do coletivo no mercado empresarial

Copa do Mundo: saiba o que trabalho das seleções mostram sobre a importância do coletivo no mercado empresarial

Gustavo Medeiros, especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, fala sobre o coletivo no mundo dos negócios. Confira

Compartilhe:   

A vitória do Marrocos sobre a Bélgica neste domingo reafirmou o tamanho da importância que o trabalho em equipe, o coletivo está tendo nos resultados da Copa do Mundo do Qatar. Mesmo não contando com a boa fase de todos os jogadores do time como em 2018, quando eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa da Rússia, os belgas ainda despontavam como um time que passaria fácil pela primeira fase.

Porém, isso não aconteceu. Já o time do Marrocos, que não figura entre as grandes seleções, mostrou total comprometimento tático e coletivamente foi melhor e chegou a vitória com gols no segundo tempo da partida deste domingo. O especialista em neurolinguística e mentor empresarial Gustavo Medeiros associou o comprometimento dessas seleções ditas menores, lembrando também da vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina, ao mercado, listando quatro pilares essenciais para os resultados prósperos de uma empresa.

1- Treinar

"O treinamento é importante. Fazer inúmeras vezes, repetir muitas vezes as táticas para poder entrar em campo. No mundo empresarial isso ainda é um pouco difícil, mas parte dos empresários já estão se atentando à importância do treinar", falou.

2- Engajamento

"Uma equipe engajada, comprometida, é quase sinônimo de impactos relevantes e resultados positivos. Tanto que times de porte pequeno, como já dito, venceram seleções consideradas tradicionais. Então não fique com receio de competir com os grandes. Basta ter estratégias e incentivar o engajamento de seus colaboradores para que entendam que eles são capazes de chegar lá", disse.

3- Treinadores e mentores

"É muito importante termos mentores e treinadores acompanhando sua equipe. Já repercutiram alguns vídeos de treinadores dessas seleções tendo conversas enérgicas e intensas com seus atletas nos vestiários e essas ocasionando maior entrega do time e resultados positivos em campo. Então, empresário, mentor, treinador, não se importe em ser o mais amado e sim o que consegue exigir das pessoas o seu melhor e fazer com que eles se entreguem para tal. Ou seja, seja o que consiga extrair das pessoas sempre as melhores estratégias", disse.

4- Vence quem busca mais

"Tá mais do que provado que não é o maior ou o mais tradicional que vai ganhar. E sim os que vão em busca do resultado, mas que fazem isso indo além dos limites. Os que estão concentrados, os que têm mais intensidade. Isso independe do tamanho da sua empresa. O fator primordial é o tanto que você busca aquele resultado. O comprometimento. Isso tá mais do que provado nesta copa", finalizou.

 

Fonte: 

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é  especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?