Notícias / Mercado / Crescimento do consumo em aplicativos faz grandes empresas olharem cada vez mais para o mobile

Crescimento do consumo em aplicativos faz grandes empresas olharem cada vez mais para o mobile

Mais de 40% do ciclo do consumo hoje passa pelo celular, o que mostra um mercado em amadurecimento e com oportunidade para os times de grandes empresas usarem estratégias assertivas.

Compartilhe:   

 

A realidade do consumidor "sempre-online", que passa várias horas no celular, chama a atenção também de executivos de grandes corporações, ou empresas que não nasceram na era "digital first". Essas empresas estão passando por um processo de mudança, que foi acelerado pela pandemia, investindo em aplicativos cada vez mais funcionais e transacionais, em detrimento de aplicativos meramente informativos. Para mais de 60% das organizações de grande porte, ser mobile-centric já é um objetivo concreto dentro dos esforços de marketing. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela AppsFlyer e Adobe, que entrevistaram mais de 150 executivos nos Estados Unidos e União Europeia.

 

O Brasil, onde os consumidores aderiram massivamente aos aplicativos, vê as estratégias de mobile marketing se tornarem uma das formas mais relevantes das empresas de adquirirem novos clientes através dos aplicativos, ampliando a presença da marca e interface com os consumidores e aumentando a taxa de conversão em vendas. Essa tendência do celular cada vez mais presente no ciclo de consumo, fez com que companhias tradicionais considerassem o canal mobile como um importante canal para a aquisição e retenção de clientes.

 

O relatório da AppsFlyer e Adobe aponta que a maioria dos executivos entrevistados já veem hoje 40% dos seus clientes engajados apenas no mobile, ou clientes mobile-only, e confessam que suas metas são de que mais de 60% dos clientes se engajem com a empresa por meio de um aplicativo do celular. Um terço dos entrevistados acredita que mais de 50% das suas vendas deverão ocorrer através do aplicativo, e um terço dos entrevistados espera que 100% das suas vendas ocorram através do app em um futuro próximo.

 

O aplicativo também se posiciona como um canal para aquisição de clientes distintos, fora dos perfis habituais de clientes das empresas. O marketing de performance também é responsável por gerar novos clientes. Não apenas a presença de um aplicativo instalado é importante, mas ele precisa ser funcional e conveniente, se tornando uma ferramenta chave na aquisição de novos clientes.

 

São vários os desafios a serem enfrentados nessa transição, como problemas de gerenciamento dessa mudança dentro das empresas e necessidade de pessoal especializado, mas a assertividade trazida pelas diversas métricas proporcionadas pelo marketing mobile aponta um caminho sem volta. Ainda de acordo com a pesquisa da AppsFlyer, os executivos têm utilizado diferentes formas de mensuração do sucesso de seus aplicativos, especialmente no aspecto de retenção NPS, ratings e reviews.

 

"Temos visto uma demanda crescente das grandes empresas tradicionais direcionando seus esforços de marketing para o aplicativo. Cada vez mais há uma pressão maior por retorno sobre o investimento (ROI) e decisões baseadas em dados, e o universo mobile, além de contar com o engajamento alto dos consumidores, possui ferramentas e soluções para a mensuração de resultados em tempo real e que permitem otimização das campanhas e investimentos”, afirma Daniel Simões, Country Manager da AppsFlyer no Brasil.

 

 BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE

 

A Lojas Marisa, rede de moda feminina e lingerie brasileira, uma das marcas mais tradicionais no varejo brasileiro e cliente AppsFlyer, precisou intensificar sua entrada no universo mobile diante da pandemia de Covid-19. Para conseguir escalar o aplicativo como um novo canal de comunicação com seus clientes, e mais ainda, tornar este canal rentável, foi preciso compreender como tornar os dados de comportamento de consumo dos seus clientes em verdadeiros insights e depois, em ações.

 

“O caminho que encontramos, e que nos auxiliou muito, foi por meio da atribuição e mensuração de marketing. Ao mesmo tempo em que protegemos a privacidade dos nossos clientes, usamos insights em tempo real para acompanhar os resultados de nossas campanhas e para criar oportunidades certas para manter nossos clientes engajados", comenta Emerson Facunte, head de Estratégia Digital e Inovação da Marisa.

 

A AppsFlyer tem como missão ajudar os profissionais de marketing a mensurar e otimizar suas campanhas de marketing e engajamento com clientes. Comprometida com dados precisos, privacidade, segurança, inovação em tecnologia e uma abordagem imparcial, visa oferecer as melhores soluções a cada tipo de cliente. Com uma visão holística de cada jornada do usuário em plataformas, canais e dispositivos, com dados assertivos, a empresa traz dados em tempo real que ajudam na tomada de decisões para maior crescimento e retorno de investimento das empresas parceira.

 

Sobre AppsFlyer

AppsFlyer, o líder global de atribuição, capacita os profissionais de marketing a expandirem seus negócios e inovarem com um conjunto de soluções abrangentes de medição e análise. Construído em torno da privacidade por design, AppsFlyer tem uma abordagem centrada no cliente para ajudar mais de 12.000 marcas e mais de 8.000 parceiros de tecnologia a tomar melhores decisões todos os dias.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?