Notícias / Mercado / Banco de dados da ABF traz perfil inédito de locações de franquias em shopping centers

Banco de dados da ABF traz perfil inédito de locações de franquias em shopping centers

Custo médio de ocupação chega a 14% e 55% não recebeu qualquer desconto durante a pandemia

Compartilhe:   

 

Em 2021, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançou uma iniciativa inédita no mercado de franquias: a construção de um banco de dados com foco na área imobiliária, começando pelas condições de locação em shoppings centers. O objetivo da entidade, além de ter um panorama mais acurado desta área, é entender melhor os desafios enfrentados nas negociações, permitindo o direcionamento de ações, como a realizada em 2021, na qual buscou ajudar seus associados a conseguir aplicar em seus contratos de locação um índice de reajuste mais equilibrado - está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para estabelecer o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em detrimento do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ou Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), durante a pandemia. Apenas em 2021, o volume total de unidades de franquia em operação cresceu 9,1%, sendo uma parte considerável delas localizadas em shoppings. Já no lançamento do projeto, o Banco de Dados Imobiliário da ABF conta com, aproximadamente, 150 marcas de franquia participantes, com 350 lojas de shoppings cadastradas em todo o país.

 

Um primeiro balanço inicial com os dados já disponíveis realizado em abril confirmou algumas percepções, mas trouxe também dados inéditos. O desenho geral dos contratos de locação de franquias em shoppings tem características predominantes com prazo médio de 54 meses (32 no caso de quiosques), tem o IGPM como índice de correção predominante (99%), 75% dos shoppings cadastrados cobrando luvas, 72% cobrando aluguel percentual e 12% é a média geral do fundo de promoção.

 

Por outro lado, temos um panorama mais diversificado em relação às mensalidades extras: 44% dos shoppings cobram 13º aluguel, apenas 1% cobram 13º e 14º e 55% não cobram. Tendo em visto essas condições, o custo médio de ocupação neste perfil de ponto comercial é de 14% em média. Foi identificado ainda que 55% das unidades de franquias em shoppings não tiveram qualquer desconto concedido durante o período de pandemia.

 

"Esses dados são fundamentais para balizar as decisões estratégicas das redes. Com isso, é possível traçar planos de negócios mais precisos, ter bases melhores para negociações e fazer comparações com outros perfis de ponto. Tanto os shoppings continuam a ser uma boa opção para as franquias - aliás, muitas marcas aproveitaram a pandemia para ocupar pontos estratégicos -, como muitas administradoras convidam marcas para complementar seu mix. Agora temos um panorama mais claro deste cenário, com a possibilidade também de extrações personalizadas para as redes participantes", afirma André Friedheim, presidente da ABF.

 

As informações individuais compartilhadas pelas redes são sigilosas e as marcas participantes com unidades cadastradas têm acesso exclusivo a área de dashboard com a inteligência das informações, que permite a consulta de valores praticados de aluguel, condomínio, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a realização de buscas por estado, cidade, shopping e formato (lojas e quiosques), possibilitando tornar mais eficiente sua gestão imobiliária. Para ter acesso completo ao banco, é necessário que a franquia seja associada a ABF e compartilhe também seus dados.

 

"O Banco de Dados Imobiliário faz parte da estratégia de transformação digital da própria ABF. Por meio da inteligência de dados e de uma co-criação com nossos associados, queremos gerar cada vez mais valor e capacidade analítica para as franquias, auxiliando assim o desenvolvimento do setor. Além disso, à medida que mais marcas façam sua adesão ao projeto, teremos uma visão ainda mais ampla e profunda do panorama imobiliário do setor", ressalta o presidente da ABF.

 

Mais informações aqui.

 

Sobre a ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?