Notícias / Mercado / Veja 7 passos para você não quebrar a sua franquia em 2022

Veja 7 passos para você não quebrar a sua franquia em 2022

Advogada e diretora jurídica da ABF Rio alerta os cuidados para quem deseja empreender no franchising

Compartilhe:   

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6 a cada 10 empresas fecham suas portas antes mesmo de completar cinco anos de atividades. Essa constatação revela o despreparo da atividade empreendedora no Brasil, impulsionada por uma série de fatores externos, mesmo o país apresentando um percentual alto de atuação das companhias micro e pequenas empresas que corresponde a 99% e respondem por 27% do PIB nacional.

 

Não existe nenhuma fórmula mágica para o sucesso do seu empreendimento, mas, sim, muitas ações e comportamentos somados a um constante planejamento, cuidados específicos nas tomadas de decisões, principalmente as que dependem somente do empreendedor, e manutenção da mentalidade empreendedora. Dentre outras características de gestores de sucesso é a capacidade de estabelecer metas e a persistência em realizá-las, ações bem sucedidas acontecem somente quando há amor no que se faz.

 

“É possível que o mau planejamento seja o maior de todos os erros cometidos por empreendedores que amargam o fracasso. Os pontos fortes e as fraquezas da empresa são identificados no processo de construção do planejamento estratégico, bem como é possível visualizar as oportunidades e ameaças que rondam o negócio”, explica Fabiano Castro, diretor nacional da Minds Idiomas.

 

Ainda segundo o IBGE, 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida. Nesse levantamento, a falta de planejamento volta ao protagonismo, em especial nas empresas de pequeno e médio porte. O franchising é um modelo de negócio muito procurado e um dos que mais crescem. Só em 2021, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias faturaram mais de R$ 185.068,00 bilhões, ou seja, 10.7% em relação ao ano anterior, 2020. O crescimento foi vribrado entres franqueadores e franqueados, porque o setor conseguiu se reerguer depois da queda do primeiro ano de pandemia, se equiparando, em “V”, ao faturamento de 2019, o último ano antes do período pandêmico.

 

Para elucidar e ajudar futuros empreendedores, Hannah Fernandes, advogada e diretora jurídica da ABF Rio, dá 7 dicas de como se planejar para ter um negócio de sucesso ainda em 2022:

 

     1. Análise e estudo prévio à contratação com uma Rede de Franquia

O empreendedor deve fazer uma avaliação preliminar, incluindo o estudo de COF (Circular de Oferta de Franquias), juntamente com profissionais qualificados. A precaução ajudará o futuro empreendedor a fazer a escolha mais acertada ao seu perfil;

 

     2. Validação do modelo de negócio a ser contratado

O seu negócio funcionará de maneira presencial e virtual? Se sim, quais são as regras? Essa definição é importante, considerando que ainda vivemos momentos de instabilidade sanitária;

 

     3. Planejamento financeiro quanto ao investimento necessário

A definição do quanto investir é importante não só para implantação da franquia, como também para capital de giro, necessário até o breakeven - o que medirá a viabilidade financeira do negócio;

 

     4. Realização de estudo quanto ao ponto comercial

Caso decida ter um ponto comercial, entenda as regras concorrenciais. Nos casos de atendimento online, pela internet, é importante também entender as regras aplicáveis ao território de atuação que garantem segurança até em relação à concorrência dentro da própria rede.

 

     5. Negociação do contrato de franquia antes da sua assinatura

Esse passo é fundamental para avaliar o nível de flexibilidade da rede de franquia em casos de crise;

 

     6. Operar a unidade franqueada com proximidade da franqueadora

O contato constante com a franqueadora viabiliza uma possível necessidade de auxílio, garantindo um fôlego adicional à unidade franqueada em momentos de crise: suspensão de pagamentos, troca de fornecedores, redução de estoque etc;

 

     7. E se o encerramento da unidade for inevitável?

O planejamento será fundamental até para fechar seu empreendimento, fazendo com que esse momento aconteça sem acúmulo de passivos junto ao locador do ponto, fornecedores, funcionários, credores diversos e a própria franqueadora. Tal plano deve ser desenvolvido em conjunto com profissionais especializados.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?