Notícias / Mercado / 5 tendências de tecnologia para o varejo em 2022

5 tendências de tecnologia para o varejo em 2022

Foco no e-commerce e nos canais digitais e reforço na experiência do cliente são alguns cenários comentados por especialista da empresa de TI Opah IT

Compartilhe:   

Pesquisa da Cortex aponta que o varejo é o setor no Brasil que mais investe em tecnologia para auxiliar os negócios, uma direção fortalecida ainda mais pela pandemia. Em 2021, o orçamento dos varejistas brasileiros para transformação digital aumentou 87% na comparação com 2020, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o que, segundo o levantamento, trouxe para 74% das empresas crescimento no faturamento com vendas.

 

“Ano passado foi um período de ajustes, em que a economia começou a se recuperar lentamente da pandemia, e o varejo se adaptou a novos hábitos de consumo, reorganizando seus canais, recursos e estratégias. Neste ano, continuaremos a remodelar o mundo e construir essa nova realidade, uma direção que os grandes varejistas e marcas já estavam começando a seguir e que continua se mostrando a mais acertada”, avalia João Moressi Jr., CEO da Opah IT, empresa de soluções customizadas de TI.

 

Olhando para esse cenário, Moressi destaca as tendências e ferramentas que podem ser utilizadas por líderes e profissionais do varejo para venderem e atraírem mais clientes em 2022.

 

1. Aumenta o foco no e-commerce e nos canais digitais

As mudanças nos hábitos de compra fizeram com que os canais digitais se tornassem o meio preferencial de conexão com os consumidores. De acordo com o estudo Hot Retail Trends 2022, marketing digital (83%), redes sociais (73%) e e-commerce (63%) estão posicionados como as mídias mais relevantes para os profissionais de marketing da América Latina - com o e-commerce estando 7 pontos acima da média internacional, o que evidencia seu protagonismo na região.

 

De fato, em busca de garantir maior rastreabilidade das campanhas, personalização de conteúdo e estratégias de automação, varejistas e marcas estão optando por implementar a transformação digital, incentivando a interação constante com o cliente nos canais online e offline, resultando em 57% dos profissionais de marketing que favorecem canais digitais [online], enquanto 41% se inclinam para os canais offline, segundo a pesquisa.

 

2. Compras nas redes sociais

Com 64% da população mundial comprando por meio de mídias sociais, os profissionais de marketing têm clareza sobre onde vão gastar em publicidade. Ainda segundo o Hot Retail Trends 2022, 58% dos executivos de varejo aumentarão seus gastos com publicidade nas mídias sociais nos próximos 12 meses.

 

Embora o social shopping seja uma tendência bem estabelecida em outras partes do mundo, este ano o setor de varejo na América Latina explorará ao máximo os seus benefícios. A Accenture estima que, até 2025, o maior volume de vendas neste canal será de vestuário (18%), eletroeletrônicos (13%) e lar (7%).

 

3. Customer Experience acima de tudo

O principal desafio que os varejistas enfrentam hoje é identificar o momento e os canais certos para se relacionar com clientes potenciais e recorrentes, a fim de oferecer a eles uma experiência de compra perfeita e sem atritos.

 

Segundo o Hot Retail Trends 2022, para 44% dos profissionais de marketing, a experiência do usuário é o aspecto mais importante do negócio. Sob essa premissa, o varejo está desenvolvendo novas estratégias para que o consumidor possa ter diferentes alternativas e pontos de conversão na hora de fazer compras, seja na web, no e-commerce ou na loja física.

 

4. Inovação nas lojas

Manequins digitais que aprendem sobre seus itens favoritos e o guiam pelos corredores, lojas de autoatendimento sem caixa, prateleiras inteligentes que verificam a disponibilidade do produto ou sessões virtuais de degustação, sim, essas são as lojas do futuro.

 

“A incorporação de tecnologia de ponta, como realidade aumentada e inteligência artificial, pode tornar uma simples compra uma experiência multissensorial da marca”, diz Moressi. Varejistas como Walmart e Carrefour têm se iniciado nessa nova forma de interagir com os clientes para competir com os gigantes do comércio eletrônico.

 

5. Investindo tecnologia na economia circular

A preocupação dos clientes com o meio ambiente levou varejistas a reavaliarem suas estratégias para serem mais ambientalmente conscientes. “Em práticas sustentáveis como a economia circular, onde os ciclos de produção são fechados para aproveitar ao máximo os recursos naturais, o papel desempenhado pelas ferramentas digitais é fundamental”, ressalta Moressi.

 

Em 2021, muitos varejistas começaram a implementar ações de marketing mais sustentáveis, como a digitalização do catálogo promocional, há muito considerado a chave para gerar notoriedade da marca. Esse tipo de modelo favorece a redução de resíduos industriais em até 80%.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?