Notícias / Mercado / Black Friday no B2B: como aproveitar a data para vender mais para empresas?

Black Friday no B2B: como aproveitar a data para vender mais para empresas?

Por Bernardo Borzone

Compartilhe:   

A Black Friday já se tornou uma data ansiosamente aguardada por muitos brasileiros, para que consigam comprar os mais diversos produtos e serviços com descontos atrativos. Sua popularidade vem crescendo tanto que, em 2019, cerca de 418 mil pessoas compraram online pela primeira vez durante esse período, segundo o E-commerce Brasil. Por mais que o evento seja popularmente conhecido no mercado B2C, ele também pode se tornar altamente benéfico para o mercado B2B, independentemente da área de atuação.

 

Se as empresas se planejarem e organizarem ações com antecedência, buscando entender bem qual é o seu público-alvo, é possível aproveitar a data para aumentar o faturamento. Com o impulsionamento do e-commerce nos últimos anos e as mudanças sentidas no comportamento do consumidor, a época é certeira. Para que tenham sucesso, é importante considerar alguns pontos e estratégias que podem ser definitivos para o destaque da empresa frente à concorrência. Confira os mais importantes:

 

  1. Ofereça descontos e condições especiais: por mais que a data seja popularmente voltada ao consumidor final, nada impede que os descontos também sejam oferecidos para as empresas, como atrativos e diferenciais para chamar atenção. Para aqueles que já são seus clientes e conhecem seus produtos, aproveite para oferecer condições especiais para fazer com que se sintam valorizados e, continuem buscando a marca perante os concorrentes.
  2. Use estratégias de escassez e urgência: as campanhas realizadas durante a Black Friday são curtas e por tempo limitado. Nesse cenário, estratégias que reforcem a sensação de unidades limitadas ou urgência na escassez, podem ser um forte atrativo de vendas para a companhia.
  3. Invista na mídia online: não basta desenvolver um bom site da empresa, sem utilizar outras mídias online em conjunto para alcançar um maior público. Invista nos canais nos quais seus clientes estejam, para que a mensagem desejada chegue ao público com maior assertividade e retorno.
  4. Crie newsletters personalizadas: campanhas via e-mail com segmentação dos usuários é uma ótima forma para disseminar e compartilhar as melhores novidades da sua empresa. Durante a Black Friday, aproveite a newsletter para informar as principais promoções e, o tempo limitado para adquiri-los.
  5. Não perca o timing: a Black Friday costuma ser realizada em novembro. Até lá, as empresas devem se preparar com antecedência para que estejam prontas para atender um público maior devido aos descontos e promoções. O ideal é começar a se estruturar cerca de dois meses antes, dependendo do tempo de cada caso.
  6. Acima de tudo, não se esqueça que o comprador é uma pessoa: por lidar diretamente com outras empresas, o mercado B2B tende a se distanciar do contato pessoal. Este é um erro muito comum, mas que deve ser evitado ao máximo – afinal, mesmo negociando com outra organização, quem estará na outra ponta será uma pessoa, que deverá ser conquistada por meio de uma relação próxima para a prosperidade da parceria.

 

 

De nada irá adiantar criar uma super Black Friday, se ela não chegar até os potenciais clientes. Por isso, aposte em uma comunicação próxima, segmentada e assertiva em todos os canais utilizados. Surpreender seu público é estar um passo à frente, assim como se preocupar em inovar a forma de se relacionar com seu cliente – seja aprimorando o processo de vendas, o atendimento ou utilizando formas e canais mais modernos. Não deixe essa oportunidade passar.

 

Bernardo Borzone é diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Sobre a Pontaltech:

https://www.pontaltech.com.br/

 

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?