As oportunidades de vendas com Chatbot no WhatsApp Pay?

*Por: Diego Silva

 

O WhatsApp lançou seu serviço de pagamentos no Brasil quase um ano após sua suspensão em meio a preocupações com potenciais ameaças ao sistema financeiro nacional. O novo serviço de pagamento foi anunciado e segue com a autorização do Banco Central, no final de março, após meses de testes e avaliações referentes a aspectos como privacidade e concorrência de mercado.

 

O WhatsApp Pay está disponível para usuários individuais e empresas que planejam oferecer o serviço em um momento oportuno, quando o E-commerce está auxiliando diversas empresas a manter suas vendas ativas com a pandemia.

 

Por meio do serviço, que já está disponível na Índia, os usuários brasileiros poderão enviar dinheiro entre si nas redes Visa e Mastercard, com pagamentos processados pela Cielo. Após a retomada da implementação, espera-se que o Facebook, dono do WhatsApp, implemente o serviço para mais de 120 milhões de usuários no Brasil até o segundo semestre de 2021.

 

Oportunidades para os empreendedores

  

Com o serviço de pagamento via WhatsApp Pay, os empreendedores e profissionais da área de marketing tem uma nova maneira para obter mais vendas online. Para isso, é necessário um bom atendimento e estar 24 horas e 7 dias conectado à plataforma. Como o tempo é algo relevante para qualquer ser humano, uma boa estratégia é um chatbot, que não é uma ferramenta tão nova se analisarmos a transformação digital como um todo. No entanto, vale ressaltar que é um instrumento baseado em software que interage com as pessoas de forma natural por meio de janelas de chat de texto. Ou seja, uma ferramenta essencial para quem deseja alavancar suas vendas com o WhatsApp Pay.

 

De acordo com a pesquisa da Accenture, as cinco principais tendências no mercado de chatbot hoje são o desenvolvimento de inteligência artificial, o uso crescente de mensageiros instantâneos, redução de custos e facilidade de desenvolvimento, interação entre bots e pagamentos habilitados para bot, como é o caso do WhatsApp Pay.

 

Os chatbots fornecem vários benefícios para a empresa. Oferecendo atendimento ao cliente 24 horas por dia e respondendo incansavelmente às dúvidas dos clientes, e podem apoiar, dimensionar as relações com os clientes e até substituir seus gerentes de vendas por conta do aprimoramento da personalização.

 

Basicamente, os chatbots reduzem o tempo de processamento e aumentam a produtividade dos funcionários. Em geral, o uso dessa tecnologia pode melhorar o desempenho dos negócios da empresa em 5% a 25%.

 

Chatbot para WhatsApp para todos

  

O WhatsApp Business API oficial é uma solução confiável para empresas com uma forte base de clientes voltada para o crescimento de seus negócios. As empresas podem usar três versões do WhatsApp para interagir com seus clientes: WhatsApp Messenger, WhatsApp Business App e WhatsApp Business API.

 

Essas três soluções fortalecem sua estratégia de comunicação com mensagens do WhatsApp. Além disso, se um cliente potencial estiver apenas curioso sobre sua empresa e um prestador de serviço de repente começar a falar com ele, ele pode se assustar. Os chatbots são muito menos assustadores e os visitantes não se sentirão forçados a fazer negócios com você.

 

Os chatbots podem ser programados com opções de perguntas e suas respectivas respostas. Dessa forma, quando um cliente seleciona a pergunta que deseja fazer, sua resposta chega imediatamente. Usar um bot em tal situação reduz o risco de erros gramaticais no marketing de conteúdo. Erros gramaticais emitem uma aura pouco profissional que pode afastar clientes em potencial.

 

Para muitas pessoas, interagir com a página de perguntas frequentes será o primeiro ponto de contato com sua empresa. A experiência deles aqui pode fazer ou quebrar seu relacionamento. Por essa razão, entender como o chatbot pode ser configurado faz toda a diferença.

 

Hoje, ferramentas como a SendPulse disponibilizam a função WhatsApp Chatbot, que permite aos usuários configurar e enviar campanhas de WhatsApp de alta qualidade, com gatilhos e configuração de respostas automáticas para a conversão de leads e demais serviços de atendimento de maneira intuitiva.

 

 Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=INxA2ZmxVa0

 

Basicamente, incluir a opção de pagamento via WhatsApp pode ajudar na conversão de um lead para uma determinada compra. As possibilidades são imensas e o serviço para obter a ferramenta, por mais tecnológica que seja, com a SendPulse é viável não só devido ao valor como também a facilidade na configuração do chatbot.

 

Tenho certeza que essa é uma oportunidade para empreendedores e profissionais de marketing aumentarem suas vendas, com os serviços de chatbot da SendPulse e a função WhatsApp Pay você terá resultados incríveis.

 

*Diego Silva é CEO da SendPulse na América Latina e Brasil

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->