Notícias / Mercado / Mentoria com especialistas em franchising traz diferenciais para o negócio

Mentoria com especialistas em franchising traz diferenciais para o negócio

“Saí da zona de conforto”, diz franqueada da rede OnByte que passou por Mentoria Voluntária do GEF – Grupo de Excelência em Franquias do CRA/SP

Compartilhe:   

Após ser escolhida para receber Mentoria gratuita, com voluntários do GEF – Grupo de Excelência em Franquias, do CRA/SP, Daniela Alves desenvolveu um plano de ação para potencializar sua área comercial e já sente os resultados no dia a dia do negócio

São Paulo, 31 de outubro de 2019 – “Eu estava prestes a desistir da franquia quando soube da Mentoria do GEF. Por mais que já tivesse feito cursos na própria franqueadora e no Sebrae, não conseguia atrair clientes, não vendia os serviços e me sentia bem distante de definir um público-alvo para minha empresa. Quando fui selecionada para a Mentoria, ganhei certa motivação e, a partir das primeiras sessões, entendi que precisaria mudar a forma de planejar e agir, antes de desistir.”.

O depoimento acima é de Daniela Alves Nogueira, franqueada da OnByte, rede de cursos profissionalizantes, que já foi premiada como a “Melhor Franquia do Brasil”, na categoria Emergente, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Daniela e a mãe, Rosilea Alves, adquiriram a franquia em 2017 e, sem experiência no segmento, passaram a oferecer ao mercado de Fortaleza, no Ceará, cursos de informática básica, programação web, mobile, designer gráfico, Youtube, auxiliar administrativo, Marketing, gestão financeira, atendente de farmácia e outros 70 cursos, que a franqueadora disponibiliza. Porém, a franquia não deslanchava. “Eu já sabia de minha deficiência em vendas antes de comprar a franquia e fiz vários cursos para supri-la, mas não adiantou. O suporte oferecido pela franqueadora, neste aspecto, não foi suficiente para que eu deslanchasse e eu me vi sem direção. Por isso, na primeira sessão da Mentoria, eu já expus esse problema”, lembra a franqueada.

Programa de Mentoria do GEF

O Grupo de Excelência em Franquias – GEF é um grupo de especialistas em Franchising, criado dentro do CRA/SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo), que visa às boas práticas do Franchising, incluindo a produção de material acadêmico sobre franquias e a disseminação de conhecimento e conteúdo acerca do tema. A Mentoria faz parte dos objetivos anuais do GEF porque integra esses objetivos, colocando em prática a educação continuada e o desenvolvimento individual e corporativo.

Essa é a segunda Mentoria realizada pelo GEF. O GEF divulga, entre franqueadoras, a oportunidade e os franqueados cadastrados passam por uma seleção, na qual apresentam suas necessidades, para que os membros do GEF possam analisá-las. “A Daniela chegou para nós com questões importantes do seu negócio, além de questões comportamentais que poderiam ser trabalhadas pelos mentores. Seu case nos chamou atenção porque nosso time poderia realmente ajudá-la”, comenta Raquel Castro, gestora estratégica de pessoas, renomada especialista em franchising e membro do GEF que coordena a Mentoria.

Na primeira sessão da Mentoria, Daniela explicou brevemente sua situação-problema e, pela técnica de hot seat, todos os membros do GEF participaram, dando a ela sugestões para ação, sem saber muitos detalhes do seu cotidiano. Por essa técnica, a mentorada apenas escuta, para avaliar as sugestões posteriormente. Nas sessões seguintes, Daniela foi desenvolvendo um plano de ação, apoiada por dois Mentores, escolhidos dentre os membros do GEF. Um deles foi o especialista em Marketing e Publicidade para franquias, Leonardo de Souza. “Percebi que faltava um planejamento para o negócio da Daniela e uma boa definição de seu público-alvo. A partir dessa estratégia, ela começou a construir um mailing, contratou um profissional para sua área comercial e passou a agendar reuniões com escolas, que eram seu público-alvo. Em seu plano de ação, também ficou definido que ela realizaria um evento de captação, chamado OnByte Day, ela iniciou o planejamento dele”, ilustra o profissional.

Outro mentor de Daniela foi o Coordenador do GEF, Sidney Vitorino. Ele lembra que os mentores são profissionais que vivem o dia a dia do negócio e, diferentemente de um consultor, podem ajudar porque já passaram pelas mesmas dores do empreendedor. “Como dono de um negócio próprio, eu identifiquei na experiência da Daniela muitas etapas pelas quais eu mesmo passei e, confesso, investi tempo e recursos, muitos deles em vão. Por isso, como mentor, creio que tenha conseguido passar a ela alguma experiência”, diz ele.

O que Vitorino diz é verdade. “Não me esquecerei de um dia em que o Sidney me falou para eu não esperar que as pessoas se dedicassem ao meu negócio na mesma proporção que eu, porque eu era a responsável maior pelo meu sucesso. Isso me ajudou a sair da zona de conforto em que eu me encontrava e da mesmice”, diz ela.

Rosilea Alves, mãe e sócia de Daniela, também viu muitos ganhos na Mentoria. “A Daniela sempre quis desenvolver projetos com escolas e, atualmente, ela tem projetos de realizar reuniões com professores, com oficinas e palestras, para engajamento desses profissionais, de maneira que atinjamos os alunos. Esse plano de ação já está em prática e algo que nunca havíamos conseguido já está em curso. Eu, que nunca quis desistir da franquia, agora sei que é possível conseguirmos alavancá-la”, prevê a profissional.

Como participar

Com o fim da Mentoria do GEF, Daniela Alves tem seu plano de ação para concretizar e acesso aos mentores, caso tenha dificuldades e precise de orientações pontuais. “Minha experiência foi tão rica que eu gostaria que todos os franqueados pudessem ter essa chance, pois sei o quanto ela é valiosa”, diz.

A ideia da Mentoria é fazer com que a franqueada aprenda a planejar ações, podendo replicar a prática para outras estratégias. “Sei que o processo de aprendizagem é constante e estou comprometida a ter foco”, finaliza a mentorada.

A próxima mentoria do GEF se realizará no início de 2020, com a seleção do franqueado a partir de outubro de 2019.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?