Notícias / Mercado / Coronel Sanders e suas lições de empreendedorismo

Coronel Sanders e suas lições de empreendedorismo

“Nunca é tarde para começar” e outras lições de empreendedorismo para quem acha que não tem mais tempo de inovar

Compartilhe:   

O Coronel Harland Sanders, de Kentucky, nos Estados Unidos, é um dos empreendedores mais famosos do mundo. Mas, ao contrário da maioria das histórias notáveis, ele não foi um jovem empresário, empreendedor precoce ou talento adolescente. 

 

O empreendedorismo do homem por trás do KFC, uma das maiores redes de franquias de fast food do planeta, começou quando ele tinha 65 anos de idade, assim que se aposentou com o fechamento de seu restaurante em função da construção de uma estrada que passaria pelo local. A motivação para realizar tamanho sucesso foi a insuficiência do benefício de 105 dólares mensais. 

 

O resto não é só história, é uma cadeia de restaurantes com mais de 200.00 unidades franqueadas, presente em 125 países do mundo e que ainda possui planos muito ambiciosos de expansão mesmo já tendo alcançado a fama. 

 

"Nunca é tarde demais para ser quem você poderia ter sido." Estas palavras do escritor inglês George Eliot tem tudo a ver com a história do fundador do KFC. Aos 65 anos, os negócios de Sanders tinham falhado. Seus únicos ativos eram um cheque de segurança social de US $ 105, um Cadillac e uma receita para frango frito. Com isso em mãos, vendeu sua receita para diversos estabelecimentos. Depois de anos dormindo em seu carro, Sanders vendeu sua franquia por milhões. A lição é óbvia: nunca é tarde demais para começar uma nova carreira.

 

Sua experiência é uma grande vantagem e essa é uma lição incrível do homem por trás do frango frito mais famoso do mundo. Os empresários mais velhos muitas vezes têm idéias mais profundas baseadas na experiência e podem enxergar melhor as sutilezas e oportunidades. Suas idéias muitas vezes surgem não necessariamente da sua capacidade de reimaginar o mundo, mas de de ver especificidades. Ou seja, os empresários mais velhos podem encontrar melhores nichos não preenchidos em seus mercados e ter uma melhor compreensão de por que certos processos não são eficientes.  Não se esqueça que em sua caixa de ferramentas de liderança você tem anos de experiência, redes fortes e uma série de habilidades importantes. 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?