Início / Notícias / Limpeza e Conservação / Como um funcionário desmotivado pode afetar a produtividade de uma empresa?

Como um funcionário desmotivado pode afetar a produtividade de uma empresa?

Em seu artigo mensal, Renato Ticoulat, escreve sobre como a baixa produtividade dentro da corporação pode causar problemas desde insatisfação dos clientes a qualidade do rendimento

Compartilhe:   

A desmotivação dentro do ambiente de trabalho afeta não apenas os funcionários que se encontram nessas condições, mas também a corporação como um todo. Segundo a pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global do Instituto Gallup, cerca de 77% dos profissionais no mundo se sentem desmotivados em seus empregos. No Brasil, esse número é de 72%. Com mais da metade dos trabalhadores entrevistados alegando o desânimo em suas profissões, é importante que as empresas ofereçam aos seus funcionários uma melhor qualidade de vida. 

Quando os colaboradores não estão satisfeitos e a produtividade em suas tarefas diminui, isso acaba refletindo no desempenho geral da empresa. Em meus anos como CEO da rede Limpeza com Zelo, pude ver de perto como uma rotina tranquila e condições adequadas fazem a diferença na produtividade dos funcionários, e como esse ponto pode afetar resultados futuros. 

A baixa produção do time pode ser gerada por vários fatores, entre eles: falta de incentivo no dia a dia de trabalho, demanda de serviço elevada, problemas familiares, problemas na gestão da equipe, falta de organização da empresa, falta de benefícios, ambiente de trabalho desqualificado, e muitos outros. 

Para manter sua equipe motivada e feliz em suas funções, é importante reconhecer o valor de cada um dos colaboradores e estar atento como a empresa os incentiva através de benefícios que lhe são oferecidos. De acordo com a pesquisa Benefícios de Saúde 2023, realizada pela Pipo, corretora de saúde, cerca de 41% das 432 empresas entrevistadas não oferecem nenhum benefício de bem-estar aos seus funcionários, apesar de reconhecerem a importância deles. Dessa forma, investir nesse tipo de auxílio pode ser uma forma de motivar o time.

Pensando em alertar as empresas sobre como a desmotivação de um funcionário pode afetar toda a companhia, trouxe quatro problemas causados pela baixa produtividade em um negócio:

1 - Projetos podem ficar atrasados: com a baixa produtividade os serviços diminuem e consequentemente atrasam os projetos que estavam  em ação.

2 - A qualidade do atendimento cai: uma pessoa desmotivada não consegue desenvolver um serviço de qualidade, dessa  forma a qualidade de atendimento ao cliente na sua empresa pode cair, gerando reclamações e falta de atenção.

3 - Clientes ficam insatisfeitos: os clientes são o espelho da empresa, qualquer problema que a empresa deixe transparecer, reflete nos clientes. Portanto, é necessária muita atenção para que problemas de gestão de equipe não reflitam  no serviço com o cliente.

4 - Uma pessoa desmotivada pode desmotivar o resto do time: quando se trata de empresas, estamos falando de grupos de pessoas com o mesmo objetivo que trabalham no mesmo local. Dessa forma, se um dos funcionários que compõe a equipe está desmotivado, ele acaba afetando o resto.

Um bom gestor deve se manter sempre à par dos acontecimentos e deixar  claro para os funcionários que acima do trabalho, o funcionário pode contar com ele. Depois de entendido o problema, é necessário fazer um planejamento de incentivo para os seus funcionários. 

 

Renato Ticoulat

*Renato Ticoulat leva em seu extenso currículo anos dedicado ao empreendedorismo. Ele já foi diretor da Associação Brasileira de Franchising e da Associação Comercial de São Paulo. Fundou a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e no meio do caminho idealizou e criou a rede de franquias Limpeza com Zelo, sendo o CEO da marca na atualidade. A partir de agora o empresário passa a integrar o time de colunistas da Plataforma Sua Franquia. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?