Notícias / Limpeza e Conservação / Limpeza profissional: o uso de produtos adequados gera economia e preserva a saúde

Limpeza profissional: o uso de produtos adequados gera economia e preserva a saúde

Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo, explica em seu artigo como economizar na hora da limpeza. Confira!

Compartilhe:   

O que você sabe sobre limpeza? Pare e reflita sobre os produtos que você utiliza e suas funções. A higienização correta de um ambiente vai muito além da mistura de produtos perfumados e desinfectantes. Desde a limpeza doméstica até a manutenção de espaços comerciais, escolher os produtos adequados pode fazer toda a diferença no resultado final e na quantia que sai do seu bolso. 

Além disso, é fato que o uso de materiais inadequados pode comprometer a segurança dos funcionários e clientes, especialmente quando se trata da manipulação de produtos químicos ou equipamentos de limpeza. Em 2022, a Anvisa revelou que, no curto período de janeiro a abril, foram registrados 1540 casos de intoxicação causados por produtos de limpeza. Embora preocupante, essa situação é facilmente reversível se tomarmos alguns cuidados. 

Entre eles, está a utilização correta dos materiais para realizar faxinas; este é essencial para garantir a eficiência e qualidade do serviço. Cada tipo de superfície requer técnicas e ferramentas específicas para uma limpeza adequada, desde pisos até móveis e equipamentos. O uso de materiais inadequados não só pode resultar em uma limpeza superficial e incompleta, como também aumentar o risco de danos aos objetos e estruturas, o que pode gerar custos adicionais de reparo ou substituição. 

Para evitar esses problemas, uma equipe de limpeza profissional é essencial para  garantir a manipulação correta de produtos e materiais de limpeza devido à sua experiência e treinamento especializado. Profissionais capacitados conhecem as técnicas adequadas de manuseio, minimizando riscos de contaminação e danos aos materiais. Ademais, eles têm conhecimento sobre os produtos mais adequados para cada superfície, garantindo eficácia na limpeza e preservação dos materiais. 

Ao utilizar os recursos corretos, tempo e dinheiro são economizados. Conhecer os produtos específicos para cada tipo de trabalho garante uma limpeza mais eficaz, reduzindo a necessidade de retrabalho. Junto a isso, os materiais de qualidade tendem a ser mais duráveis, evitando gastos frequentes com substituições.

Dessa forma, não apenas evita-se o gasto desnecessário de dinheiro em diversos produtos que fariam o trabalho de apenas um, mas também diminuem-se os riscos de danos em itens delicados, de modo a fugir de custos extras de reparo. 

Quanto às empresas de limpeza, conhecer bem o cliente é mais do que uma vantagem competitiva - é um requisito fundamental. A compreensão das necessidades específicas permite o oferecimento de um serviço personalizado e de qualidade superior, de forma a construir relações duradouras e garantir a satisfação do cliente.

 

Renato Ticoulat

Renato Ticoulat leva em seu extenso currículo anos dedicado ao empreendedorismo. Ele já foi diretor da Associação Brasileira de Franchising e da Associação Comercial de São Paulo. Fundou a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e no meio do caminho idealizou e criou a rede de franquias Limpeza com Zelo, sendo o CEO da marca na atualidade. A partir de agora o empresário passa a integrar o time de colunistas da Plataforma Sua Franquia. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?