Notícias / Limpeza e Conservação / Mulheres empreendedoras investem em franquia home based

Mulheres empreendedoras investem em franquia home based

30 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Compartilhe:   

O número de mulheres no franchising tem aumentado a cada dia. Elas têm mostrado a sua força atuando em diferentes nichos. As mulheres têm assumido a sua vontade e a capacidade de ter o próprio negócio. Atualmente as mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o que representa 48,7% do mercado empreendedor em 2020.

Sejam com micro e pequenas empresas, ou com grandes redes de franquias, as mulheres têm marcado presença no dia a dia do empreendedorismo, como mostraremos a seguir.

Números que mostram a força das mulheres no franchising

É comum encontrar mulheres em cargos de liderança em grandes empresas, mas não tanto quanto deveria. Por conta das diferenças pelas quais passam no mercado de trabalho, muitas delas têm preferido investir no negócio próprio.

Uma das formas de fazer isso é pelo franchising, e hoje elas já são quase a metade dos franqueados no Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o estudo “Liderança Feminina no Franchising” mostra que as mulheres representam 48% dos franqueados.

Outro ponto que mostra a força das mulheres empreendedoras é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), feita pelo IBGE. De acordo com esta pesquisa, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no país.

No franchising, elas têm atuado em diferentes setores, saindo do clichê de redes de Alimentação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar. O mercado é amplo assim como a atuação feminina que há muito tempo tem tomado o espaço dos homens, equilibrando a realidade do mercado.

Mulheres lucram mais que homens investindo em franquias

Acostumadas a ser multitarefas, mulheres vêm se dando bem à frente de franquias diversas, gerando renda e contribuindo para movimentar a economia do país.

Segundo o estudo “Liderança Feminina no Franchising”, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), hoje, as mulheres representam 48% dos franqueados no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, as franquias sob o comando feminino podem ter faturamento até 30% maior em relação ao público masculino.

Para Lucien Newton, diretor da Loja de Franquia, empresa que tem como objetivo proporcionar o crescimento empresarial via franchising, as mulheres se sentem mais confortáveis nesse modelo de negócio, o que pode ser uma justificativa para o sucesso. “Hoje, 60% dos clientes que nos procuram para investir em franquias são mulheres.”

Já Douglas Andrade, gerente de rede de franquia Empresta Bem Melhor, que atua no mercado de crédito, acredita que um dos motivos para o crescimento do lucro nas franquias comandadas por mulheres é a característica que somente esse público apresenta. “Em nosso segmento, é necessário foco e presença, além de paciência. As mulheres em geral conseguem lidar com todas essas necessidades e ainda mantêm o espírito de liderança aceso para comandar e gerar resultados”, ressalta.

 

Confira dicas para empreender:

 

  1. Pesquise as marcas para conhecer bem o produto ou o serviço que a rede oferece. Saber se a rede é bem reconhecida, se tem foco na qualidade do produto e se tem clientes satisfeitos é fundamental;
  2. Evite modismos ou tendências passageiras criadas sem uma base ou um estudo profundo do produto e do modelo de negócio;
  3. Análise o valor que será investido e quais serão os custos fixos e variáveis, além do faturamento previsto. Considere também o tempo médio de retorno do investimento, assim você saberá quanto tempo terá que considerar para se manter com outros recursos até que possa fazer retiradas da empresa;
  4. Avalie o suporte que o franqueador oferece e se há ou não custos envolvidos;
  5. Não busque apenas o lucro! Pesquise qual será sua atuação como franqueadora e se imagine neste papel por muito tempo.

 Fonte:

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?