Notícias / Limpeza e Conservação / Limpeza de condomínio: contrate uma empresa especializada

Limpeza de condomínio: contrate uma empresa especializada

Ter um fornecedor devidamente especializado evita problemas com os condomínios e à administradora. Confira.

Compartilhe:   

Por que fazer a limpeza do condomínio?

Uma das coisas mais complicadas para um síndico é manter os espaços comuns de um condomínio sempre limpos. Essa é uma preocupação que vai além da estética, e acompanha a conservação e o benefício à saúde dos moradores. Porém, deixar todas essas áreas em bom estado é um desafio e tanto. Afinal, não há como controlar o que cada pessoa, seja residente ou visitante, faz, por onde passa, o que consome etc.

Dessa forma, devido a grande circulação, principalmente nos grandes condomínios, é preciso saber organizar e desenvolver uma metodologia prática para que a limpeza seja efetiva. Além disso, um ambiente limpo proporciona maior segurança e bem-estar para todas as pessoas que trabalham e vivem ali.


Não realizar uma limpeza de condomínio pode implicar também em ações junto à gestão condominial. Ou seja, o síndico ser acusado de negligência com base no artigo 1348 do Código Civil.
De acordo com o inciso 5º, compete ao síndico: “diligenciar a conservação e guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”.

Sendo uma das partes primordiais, o mesmo artigo determina que a assembleia pode investir em outra pessoa para substituir o administrador.


Quero mais informações da franquia Eco Clean Delivery


Profissionais indispensáveis e suas funções


Para garantir a limpeza do condomínio, alguns profissionais são essenciais. Como dissemos, é papel do síndico administrar todo o processo e garantir que as atividades sejam realizadas com êxito.
Por sua vez, uma das funções do zelador é promover a limpeza e conservação dos empreendimentos, por meio do gerenciamento das atividades e coordenação das equipes responsáveis. Ou seja, esse profissional atua como o braço direito do síndico, de modo a garantir que o dia a dia condominial seja o mais satisfatório possível.


Os responsáveis pela execução das tarefas são os faxineiros, que realizam o trabalho rotineiro de limpeza em geral, seja em relação à infraestrutura ou equipamentos disponibilizados nos condomínios.
Regras de limpeza As necessidades de limpeza de condomínio variam conforme o perfil de cada empreendimento. Por exemplo, se é um ambiente residencial com muitas crianças, necessitará de uma demanda diferente quando relacionado a um edifício corporativo.


Portanto, antes de definir quaisquer normas no regimento interno é preciso primeiramente identificar essas características, fazer um levantamento das áreas comuns e suas demandas, qual a frequência de eventos no local, entre outros aspectos que farão diferença no desenvolvimento de um cronograma.


Importância do check list


Como citamos, a limpeza de condomínio é composta por tipos distintos. E, para que as equipes responsáveis sejam bem direcionadas e conheçam regras, periodicidade de higienização de cada ambiente e materiais mais indicados, por exemplo, é essencial desenvolver um check list.
Esse documento deve ser bem detalhado, de modo com que todos os elementos que compõem o espaço condominial sejam contemplados.


Tipos de limpeza


Para realizar a limpeza de condomínio de forma eficiente, é preciso conhecer os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados. São eles:


● limpeza geral, que atende principalmente os ambientes de maior circulação, como corredores, halls e elevadores;
● manutenção, que pode ser realizada várias vezes ao dia para manter determinadas áreas sempre limpas. Um exemplo é a varrição nas área comuns;
● conservação, normalmente feita nos horários de maior movimento em um condomínio, com o objetivo de manter os ambientes de grande circulação limpos por mais tempo, já que recebem um alto fluxo de pessoas.

Conheça 6 boas práticas para manter o condomínio limpo e conservado


Para auxiliar os síndicos na execução da limpeza de condomínio e, dessa forma, garantir a satisfação de condomínios, listamos 6 práticas valiosas para o dia a dia dos empreendimentos. Confira:


1- Determine a frequência de cada limpeza


Além do levantamento das áreas comuns e características de cada condomínio, é fundamental determinar a frequência de cada limpeza, calculada a partir do perfil dos empreendimentos.
Apesar de ser uma questão particular, é possível se nortear a partir da seguinte ordem:
Limpeza diária:
● Portaria;
● Hall;
● Elevadores;
● Banheiros;
● Calçadas;
● Objetos de decoração.
Limpeza semanal:
● Caixas de hidrantes e extintores;
● Playgrounds;
● Churrasqueiras;
● Móveis das áreas comuns.
Limpeza quinzenal:
● Espelhos;
● Vidros;
● Pisos de madeira;
● Paredes;
● Salas de máquinas.
Limpeza mensal:
● Janelas externas;
● Salão de festas;
● Garagens;
● Grades;
● Escadas de emergência.

2. Desenvolva uma rotina de limpeza de condomínio


Outra ação importante é desenvolver uma rotina de limpeza e conservação que determine as áreas a serem limpas a cada dia da semana.
Para criá-la, alguns aspectos a serem levados em conta são as escalas e horários das equipes, horários de menor movimentação e locais que devem ser limpos diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.


3. Crie regras


Como dissemos, cada condomínio possui suas próprias regras em relação à limpeza. Desse modo, é importante criá-las para garantir que a higiene sempre esteja de acordo com as expectativas.
Além disso, os profissionais responsáveis sentem-se mais seguros sobre o que é permitido, quais os deveres e outras informações importantes.

4. Defina a frequência de compras


Segundo especialistas, realizar compras de materiais de limpeza semanalmente pode acabar onerando o orçamento. Isso porque normalmente itens que não são necessários no momento acabam sendo incluídos na lista.
O indicado é fazer compras de insumos mensalmente e, caso haja necessidade de produtos específicos, isso deve ser feito ao longo do período.

5. Invista em materiais adequados


Tão importante quanto definir a periodicidade da compra é investir em materiais adequados para a limpeza de condomínio. Afinal, cada ambiente requer produtos específicos, ao mesmo tempo que se forem utilizados em áreas não indicadas podem acabar comprometendo a estrutura. Consequentemente, o empreendimento tem prejuízos.

6. Priorize o uso de equipamentos de segurança


Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são fundamentais para a realização da limpeza de condomínio. Isso garante que os colaboradores não entrem em contato com materiais tóxicos e sofram acidentes.
Consequentemente, se garante a segurança e a integridade do síndico, que pode ser responsabilizado no caso de negligência.


Mão de obra própria ou terceirizada?


Como você pôde comprovar, a limpeza de condomínio conta com uma série de detalhes que não podem passar despercebidos. Para executar a atividade, é possível contar com mão de obra própria ou terceirizada.
Ambas possuem suas vantagens. Porém, hoje é comum que os empreendimentos terceirizem o serviço, de modo a transferir a responsabilidade pela execução e supervisão para empresas especializadas. Assim, o síndico pode focar em outros afazeres importantes ao dia a dia condominial.
Nesse aspecto, é importante frisar a importância de contratar empresas idôneas e monitorar o desempenho de colaboradores, de modo que, ao detectar problemas, a gestão do condomínio possa solicitar melhorias por parte da prestadora.

A Eco Clean Delivery é uma rede de franquias de limpeza profissional especializada, também, em condomínios. Nosso principal objetivo é trazer até aos nossos clientes a melhor solução no ramo da higienização e limpeza! visando sempre o melhor custo x benefício.

 

Para alcançar resultados com excelência, trabalhamos com o melhor que o mercado oferece, tanto em produtos como em equipamentos. Estudamos constantemente o assunto, sempre nos atualizando e trazendo inovações para realizarmos as tarefas de maneira cada vez mais eficiente, rápida e com maior resultado.

Quais os principais benefícios de investir em uma franquia da Eco Clean Delivery?

O empreendedor conta com o suporte da franqueadora para crescer no mercado com métodos claros, infraestrutura planejada e estratégias comprovadas. O franqueado recebe um plano de negócio com foco na expansão exponencial, além do acompanhamento na gestão e finanças para alcançar o melhor desempenho possível.

Fonte
Divulgação Eco Clean

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?