Notícias / Investimentos / ABF Rio e Câmara de Comércio e Indústria Brasil China firmam acordo

ABF Rio e Câmara de Comércio e Indústria Brasil China firmam acordo

A intenção é fomentar o desenvolvimento de franquias entre os dois países

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) se uniu a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC) e firmou acordo — Memorando de Colaboração Mútua — para fomentar a entrada de franqueadoras brasileiras na China, assim como receber redes chinesas no Brasil. 

Com o acordo, as entidades vão prestar apoio logístico, assim como assessoria empresarial aos interessados no mercado Chinês. Tal apoio envolve a organização de delegações e visitas. 
Segundo a diretora jurídica da ABF Rio, Hannah Fernandes, o memorando vem auxiliar e romper algumas barreiras a fim de fomentar o mercado de franquias nos dois países, aumentando a visibilidade do mercado brasileiro no exterior. "Ainda que muitas marcas nacionais tenham interesse em conhecer melhor o mercado chinês, a diferença cultural ainda é uma barreira para a concretização de um relacionamento com esse importante player comercial. A assinatura do Memorando tem justamente o objetivo de construir uma ponte entre o franchising do Rio de Janeiro e o mercado chinês, seja para visitar feiras ou agendar reuniões, como para iniciar tratativas comerciais. A recíproca, inclusive, também é verdadeira: a ABF Rio está comprometida em fazer a ponte para empresários de lá que queiram conhecer e se estabelecer no nosso mercado.", afirmou a executiva. 
 
Conforme explica o Diretor Comercial da CCIBC, Tertius Ribeiro, a capilaridade da ABF Rio junto aos seus associados será potencializada pela capacidade instalada da CCIBC em território chinês. “Associados da ABF Rio que desejarem se associar com a CCIBC para investir no mercado chinês, passarão a contar com o apoio de suas agências locais, que passam a ser compartilhadas com os associados da ABF Rio na exploração de oportunidades de interesse comum. Entre outros benefícios, passarão a contar com facilidades na obtenção de vistos de viagem, apoio local de pessoal receptivo falando português na China, facilidades de deslocamento e acomodação, apoio jurídico legal para assinatura de contratos (se necessário) além de poderem estabelecer contato direto com as empresas previamente selecionadas de acordo com cada interesse particular.”

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?