Notícias / Eletrônico e Tecnologia / Gigatron Tecnologia expande negócios por meio de franquias

Gigatron Tecnologia expande negócios por meio de franquias

Compartilhe:   

Nascida em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Tecnologia já iniciou as atividades com um diferencial: o desenvolvimento de sistemas comerciais voltado às exigências fiscais que se encontravam em processo de grande transformação. Tal expertise rendeu à empresa o destaque em meio às indústrias do setor calçadista da região. Atualmente, as empresas do ramo são as principais clientes da Gigatron que encontrou espaço nesta área inclusive no exterior.

O crescente desenvolvimento da Gigatron e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – foi a alavanca de entrada da marca no franchising que se deu no ano de 2012. “Poucas empresas de tecnologia conseguem gerar escala em software se não houver um formato apropriado de distribuição e, sendo a Gigatron uma empresa local, seria praticamente impossível conquistar mercados maiores sozinha. O franchising permitiu esse crescimento”, comenta Marcelo Salomão Guimarães, diretor da rede.
 
Em menos de dois anos, a Gigatron já inaugurou 57 operações no Brasil e 3 no exterior (Portugal, Argentina e Reino Unido) que dão conta do atendimento a 25 países. No território brasileiro, a marca já se faz presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, além de distribuidores em Joinville/SC e Porto Alegre/RS. A expectativa é de encerrar o ano com mais de 100 unidades comercializadas e a longo prazo, chegar a todas as regiões do país.
 
Para Marcelo, o segredo de todo o sucesso da marca se deve a metodologia própria utilizada e a conquista em ser um dos maiores fabricantes de software CAD para calçados do mundo. “Na área tecnológica, trabalhamos com o que existe de mais moderno, estamos sempre atualizados e participamos de muitos eventos”, salienta o diretor da rede. 
 
Além do setor calçadista, a Gigatron Franchising atende clientes de outras áreas como Minimercados, Padarias, Bolsas, Móveis, Assistência Técnica, Confecções, Conveniências, Escritórios de Contabilidade, Prestadores de Serviços, Brinquedos, Perfumarias, Tintas, Autopeças, Materiais para Construção e Açougue. “Vale ressaltar que, dentro da área de software e websites, nos especializamos no pequeno varejo, graças aos preços acessíveis que oferecemos. Já na área de certificados digitais, atendemos empresas de todos os ramos de atividade”, acrescenta Marcelo.  
 
A Gigatron Franchising oferece três modalidades de negócios: Co-Franquia Software, que exige conhecimentos administrativos, Co-Franquia WebSites, onde o investidor precisa ter conhecimento em Webdesigner e Co-Franquia Certificadora, para a qual não há requisito específico, salvo o ensino médio completo e um bom conhecimento em informática. O valor inicial do investimento é a partir de R$ 4.500,00 e o retorno é estimado entre 1 e 12 meses. 
 
Ainda sobre a expansão da rede, a Gigatron planeja crescer 4 anos em 1. Marcelo explica que o significado do modelo consiste na ideia de que no sistema de franchising cada unidade traz uma média de 4 clientes por mês – número comparado com a metodologia tradicional utilizada pelas empresas de software. Ao multiplicar este número pela quantidade de franquias existentes na rede, porém, o negócio atinge um número altamente escalado. “Com 50 franquias é possível trazer 200 novos clientes todos os meses mantendo o mesmo custo e a mesma estrutura” completa o diretor.
 
Raio X Gigatron Franchising
 
Segmento de atuação: Prestação de serviços em Tecnologia (software ERP, WEB, Certificados Digitais)
Ano de fundação: 1998
Inicio do Franchising: 2012
Unidades no Brasil: 57
Modelos de Negocio: Co-Franquia Software, Co-Franquia WebSites e Co-Franquia Certificado
Investimento inicial: a partir de 4,5 mil
Taxa de franquia: a partir de 4,5 mil
Capital de giro: a partir de R$ 300,00
Royalties: Não cobra
Taxa de publicidade: De 33 a 75% do salário mínimo 
Área mínima: home office ou 4m²
Nº de funcionários: a partir de 1
Faturamento bruto: Relativo
Lucro líquido: Entre 20% e 50%
Prazo de retorno: de 1 a 12 meses
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?