Notícias / Gurus / Em todo o mundo, novas embalagens sustentáveis chegam às gôndolas

Em todo o mundo, novas embalagens sustentáveis chegam às gôndolas

Artigo por Leonardo Reis*

Compartilhe:   

Acabo de voltar de uma série de agendas de visita a clientes, end-users e pesquisas de mercado por Grécia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Canadá, e uma coisa percebi em todos esses países: as embalagens sustentáveis atraem cada vez mais consumidores. Já era assim pelo atrativo de design e funcionalidade, e agora se acrescenta o quesito sustentabilidade, com o banimento do plástico single use e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

 

Há estimativas que indicam que até 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos, e isso é alarmante. Em todas as reuniões de que participei, o tema das resinas biodegradáveis foi citado, pois elas permitem isolar as embalagens da umidade e gordura e ao mesmo tempo possibilitam a reciclagem.

 

Nesse sentido, a partir de 2024, a União Europeia só aceitará embalagens com no máximo 10% de plástico – o equivalente a uma janela de visualização do produto ou uma camada única de polietileno. Além disso, há várias outras iniciativas em andamento, como a taxação sobre embalagens plásticas em toda a União Europeia, e a proibição de embalagens em frutas, verduras e legumes na França, por exemplo.

 

É muito interessante notar como os europeus amam embalagens! O consumo por lá é de 14 quilos de embalagens por habitante a cada ano – enquanto a média da América Latina fica em 4 kg. Inclusive, é comum ver um mesmo produto, com o mesmo peso e composição ser vendido em duas opções de embalagem: biscoitos em flow pack de plástico ou em caixas de papel; chá em caixas de papel ou metal; e por aí vai.

 

Isso mostra que esse aspecto de marketing de produto, ainda tão pouco explorado no Brasil, é uma avenida de oportunidades para a cadeia de produção de embalagens. O uso de todas as dimensões e faces, aplicação de recursos como gofragem, relevo, verniz, hot stamping, entre outros, eleva o valor percebido do produto final.

 

Brasil dita tendência na região

Pensando na América do Sul, é impressionante como os empresários dos países vizinhos acompanham de perto o que acontece no Brasil. Em 1960, o PIB brasileiro representava 26,4% das riquezas produzidas no subcontinente; hoje, representa 50,4%, com mais de 220 milhões de consumidores. Todos esperam poder transacionar seus bens e serviços conosco e vamos continuar fazendo nossa parte para isso!

 

guru sua franquia

*Leonardo Reis é Gerente de Negócios Internacionais da Ibema.

 

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 150 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?