Notícias / Gurus / O que é expansão?

O que é expansão?

Para expandir um negócio, é necessário estar atento e aproveitar as oportunidades de crescimento da empresa. Algumas das formas mais comuns de realizar esse processo é através de unidades próprias, licenciamento e representação da marca ou franquias.

Compartilhe:   

 

Franquia é um modelo de negócio no qual o franqueador (dono da marca) cede ao franqueado (o autorizado a utilizar a marca) o direito de usar sua patente e know how e em alguns casos, as tecnologias e sistemas desenvolvidos para otimizar o processo da marca. Com esse direito, o franqueado abre sua loja seguindo os mesmos padrões da marca, para isso, realiza o pagamento de uma taxa de franquia e também é gerada pelo franqueador uma Circular de Oferta da Franquia (COF), que apresenta as condições gerais do acordo, inclusive questões legais como obrigações, deveres e responsabilidades de ambas as partes.

 

Podemos ressaltar diversos benefícios de se optar pelo modelo de franquia na hora de expandir um negócio:

 

Baixo custo: para abrir uma nova loja, o empresário teria que investir o próprio capital, enquanto que no franchising, o franqueado paga uma taxa para a abertura da franquia e é o responsável pelo aluguel do local, contratação de funcionários, equipamentos e capital de giro;

 

Maior segurança:  é feita uma avaliação do perfil do franqueado, escolhendo aqueles que estejam mais alinhados com valores e princípios para que seja mantido o padrão e identidade da marca em cada franquia;

 

Expansão acelerada: enquanto que uma empresa teria que desprender de tempo e capital para abrir filiais uma a uma, o esquema de franquias possibilita a abertura de diversas lojas simultaneamente, onde o franqueado é que se encarrega desse papel, inclusive dos custos e implementação do negócio no local escolhido;

 

Garantia de boa gestão: o franqueado é o dono da franquia, tem participação no sucesso da empresa e por isso está sempre em busca de melhorias e formas de gerar receitas. Além disso, se empenha mais com a liderança da equipe e boa apresentação da loja por saber que é o dono da franquia e não somente um gestor;

 

Além desses excelentes benefícios, separamos um artigo escrito por Arlan Roque, gerente de expansão e novos negócios da Cacau Show, que conta um pouco de sua vasta experiência com franchising:

 

Ao tratar do tema expansão em franquias, gosto muito de recordar uma experiência que vivenciei há algum tempo em Fortaleza. Estava em viagem a trabalho e em um intervalo de tempo, em um shopping, conheci uma loja de calçados outdoor, próprios para esportes de aventura que me chamou atenção. Entrei e comecei a conversar com a dona da loja e terminei por descobrir que se tratava de uma unidade franqueada daquela marca. Perguntei à dona da unidade quantas lojas ela possuía e disse-me que somente àquela. Pensei alguns segundos e perguntei quantas outras unidades havia na cidade e a franqueada com uma reação composta por surpresa e aborrecimento me disse "como assim? Eu tenho exclusividade nesta cidade. Somente eu posso abrir lojas por aqui". Ainda assim insisti mais um pouco e questionei se ela não tinha interesse, então, em abrir outras unidades ela mesma. A resposta que ouvi foi que estava satisfeita somente com uma loja.

 

Conheça as melhores franquias de alimentação

 

Pois bem, confesso que não sou especialista no segmento de calçados, mas por minha experiência em varejo e franchising, naquele momento, visualizei que a cidade comportaria pelo menos outras cinco lojas da marca, no entanto, um contrato de exclusividade com uma franqueada que não desejava expandir, congelou o crescimento da rede naquela praça. Todos perdem: a franqueadora porque perde mercado. A franqueada que além de não aumentar suas receitas, fica a mercê da perda de mercado e o consumidor que deixa de ter maior oferta de produtos.

 

Assim, em conceitos que são válidos tanto para franqueador como para franqueados, uma boa política de expansão definida pela franqueadora é saudável para todo o sistema.

 

Por exemplo, a exclusividade em determinados territórios pode ser concedida pela franqueadora ao franqueado, no entanto, recomendo que dentro do período concedido haja o compromisso do franqueado de expansão e abertura de novas unidades sob a possibilidade de perda desta exclusividade, caso contrário, veremos a repetição do exemplo acima.

 

Quanto à preferência, pode sim ser uma maneira de fidelidade da franqueadora ao franqueado, mas com políticas claras em relação a território e tempo. Vejamos o exemplo em que a franqueadora não atua com exclusividade e um candidato apresenta um ponto em determinada praça (entenda-se por "praça" bairro, shopping, cidade, estado ou região geográfica onde possam ser abertas novas unidades). Neste momento imagine-se em uma reunião com o candidato onde você dirá: "olha, preciso que você espere eu consultar o franqueado da região "X". Se ele não quiser abrir aí conversamos novamente"”. Certamente este franqueador não será levado à sério, assim, ter uma política de expansão e territorialidade bem definida é fundamental para o sólido crescimento da rede.

 

Não oferecer preferência alguma ou qualquer territorialidade também é uma política, desde que esteja clara na circular de oferta de franquia da franqueadora. Neste caso a responsabilidade da franqueadora é maior ainda, pois os cuidados com a proximidade e área de influência são vitais para o negócio e administração de convivência entre franqueados e entre a franqueadora.

 

Conheça as melhores franquias de alimentação 

 

Outro ponto que acho adequado abordarmos neste encontro é o plano de expansão do franqueado. Isso mesmo: "plano de expansão do franqueado". Não é demérito algum você ter o desejo de possuir somente uma unidade franqueada se estiver satisfeito com isso. Normalmente o que encontramos em empreendedores é o intuito de abertura de algumas unidades ao longo do tempo. Por exemplo, já me deparei com candidatos à franquia que, durante o processo de seleção, explanou que dentro de cinco anos pretendia possuir dez unidades franqueadas da marca e explanou seu projeto para que isso fosse realizado. Sucesso! Cinco anos passados e o franqueado lá estava com suas dez lojas! Esta situação traz ao franqueador maior confiança no empresário franqueado e também permite ao franqueado maior poder de negociação e relacionamento junto a seu franqueador, desde que seu projeto seja realizado de fato.

 

Dia destes conheci um franqueado que entre lojas e quiosques possui vinte e duas unidades franqueadas da mesma marca. Era o maior franqueado daquela rede. Claro que este processo não se deu de um dia para outro, mas entre quinze anos de relacionamento com o franqueador, o que resulta em praticamente 1,5 loja por ano. Assim, franqueado e franqueador, tenha com clareza e franqueza suas intenções no casamento que firmarão pois esta é a melhor situação para o sucesso e longevidade do negócio!

 

Pesquise, oriente-se e faça bons negócios!

Agora que você já sabe os benefícios de expandir sua empresa através do franchising, veja algumas dicas para ter sucesso total através da abertura de franquias:

 

Escolha do local de implementação: antes de qualquer coisa, deve-se entender qual é o melhor ponto para inauguração da franquia e assim atingir um volume de vendas satisfatório e diminuir os riscos do local falir. Para isso, é necessário conhecer o público alvo da marca e entender se o local pretendido atrai esse tipo de cliente;

 

Estratégia de marketing: um dos maiores aliados das empresas nos últimos tempos tem sido o marketing e sem uma boa campanha de divulgação é extremamente difícil atingir todo o potencial de alcance da marca. Estude as redes sociais mais utilizadas pelo seu público e crie campanhas tanto para impulsionar a inauguração da nova franquia quanto para divulgar campanhas e promoções. Além disso, você pode utilizar as redes para criar vínculo com seu cliente e aumentar a fidelização;

 

Treinamento e capacitação do franqueado: para que o conceito e o know how da empresa seja mantido em cada franquia, é necessário que todos os pontos principais da empresa sejam passados de forma clara através de um treinamento completo da equipe. É necessário qe os novos funcionários tenham total conhecimento das ferramentas e processos utilizados para manter o padrão da empresa.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?