Notícias / Gestão / Convenção anual é estratégia de motivação para franqueados

Convenção anual é estratégia de motivação para franqueados

Encontro ajuda manter o clima organizacional positivo, fato esse que reverbera no resultado da empresa

Compartilhe:   

Quem atua no franchising sabe que as franqueadoras promovem a Convenção anual de franqueados. Tal encontro é considerado um termômetro em que a franqueadora consegue medir o entusiasmo e a satisfação dos empresários que investiram na marca. O encontro é o momento ideal para apresentação de resultados, troca de ideias para melhoria, expor as dores e as vitórias da rede. 

O CEO da SB Franquias, detentora da marca Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, é um defensor dessa estratégia. Para ele, são nesses encontros que franqueadora e franqueado estreitam laços, engajam toda equipe e criam um clima positivo que favorece todo o negócio.

Mas, como planejar uma convenção de sucesso? Ribeiro explica que determinadas ações não podem ficar fora do planejamento, e baseado no evento anual da SB Franquias, ele dá algumas dicas. Vamos a elas: 


Tema 

O tema deve ser escolhido com atenção, sendo de extrema importância. Ele é quem norteará todo o evento, a decoração, as palestras, rodas de discussão e tudo mais. 

A recepção 

Receber os convidados com muito entusiasmo, mimos, música e um ambiente pensado para aquele momento, fará toda a diferença durante a Convenção.  Todos precisam se sentir especiais naquele momento. 


O primeiro discurso

Abrir o evento com boas notícias e informações positivas da franquia e apresentar tudo de bom que aconteceu no último ano é a melhor forma para começar um discurso. Passado isso, é hora de apontar as dores identificadas, os pontos fortes e fracos da operação e apontar as soluções para um ambiente de negócio saudável para franqueados e franqueadora. 

 

Premiação dos destaques do ano

É fundamental que a franquia reconheça aqueles que em tempos difíceis conseguiram se superar. Isso, além de reconhecer, também incentiva outros franqueados a darem o melhor no dia a dia. 
E essa premiação pode ser feita de várias formas. Por meio de viagens, diplomas, bônus financeiro ou troféu. Pense em um prêmio para ficar na memória. 


Troca de experiências 

Abrir espaços para que os franqueados possam trocar informações e que façam network é fundamental. 


Apresentação dos cases de sucesso

Já que o reconhecimento daqueles que obtiveram os melhores resultados é tão importante, por que não mostrar as ações que os consagraram? A apresentação de cases de sucesso pode ser inspiradora para o público participante do encontro, já que ajuda a produzir ideias para o planejamento anual.

 

Palestra 

Palestras sobre gestão, vendas, marketing, dicas de RH, tudo o envolve o dia a dia de uma unidade, com certeza enriquecerá o evento.


 Local e duração

A escolha do local é muito importante, assim como o tempo do evento. Ele precisa atender todas as necessidades da Convenção, como: espaço para os treinamentos, grupos de discussão, um bom café e acesso fácil para quem vai participar. Não ultrapasse dois dias de evento, mais do que isso pode atrapalhar o restante das atividades dos franqueados. 
 
Com esse planejamento, Ribeiro acredita que a franqueadora conseguirá realizar uma Convenção de sucesso. “Pensar nos detalhes, ser fiel aos horários e deixar os convidados à vontade é fundamental, afinal, queremos que todos voltem no próximo ano com o mesmo entusiasmo”, salienta o executivo.

Fonte

Divulgação
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?