Início / Notícias / Franquia / Minas Gerais está no foco das franqueadoras

Minas Gerais está no foco das franqueadoras

Estado tem mostrado grande potencial econômico e atraído a atenção das redes de franquias. Confira!

Minas Gerais está no foco das franqueadoras

Compartilhe:   

De acordo com o relatório mensal de registros mercantis produzido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Minas Gerais encerrou o mês de maio com um volume de 39.997 empresas abertas no acumulado do ano, com 4.447 empreendimentos a mais em comparação ao mesmo período do ano passado, uma alta de 12,51%.

Somente em maio, 7.532 novos negócios foram constituídos no estado, um crescimento de 5,21% na comparação com maio de 2023. O segmento de franquias contribui fortemente para o aquecimento e o desenvolvimento econômico. Dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o 1º trimestre de 2024 acelerou, registrando um crescimento nominal de 19,1% na comparação com o mesmo período de 2023, mantendo assim sua curva ascendente.

Em Minas, um dos aspectos mais notáveis do crescimento do setor é o aumento do número de unidades franqueadas, que alcançou a marca de 17.491 em todo o estado, um acréscimo de 5,2% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Das 4.447 novas empresas abertas de janeiro a maio de 2024, 872 foram franquias, ou seja, 20% do total.  Além disso, o setor proporcionou oportunidades de emprego para mais de 149 mil pessoas, refletindo uma alta de 6,5% na oferta de vagas diretas.

Franqueadoras estão de olho em Minas

A catarinense Ecoville, rede de produtos de limpeza do Brasil, que atualmente tem mais de 300 unidades em todo o país, está presente em Minas Gerais com 12 unidades em 11 municípios. “Nossa meta é ter um crescimento de 20% até o final do ano, chegando a 15 unidades, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do estado”, diz Cristiano Corrêa, CEO da franquia Ecoville. “Temos uma demanda crescente em Minas Gerais, especialmente por produtos sustentáveis e linhas específicas, como para pets e limpeza profissional. O contato direto com o consumidor nos ajuda a entender suas principais necessidades e atendê-lo assertivamente”, completa Corrêa.

Pedro Paixão, que comanda a pernambucana Ultra Cursos, rede de ensino profissionalizante, tem 28 unidades, em especial na Região Nordeste, onde é a sua maior atuação, e duas unidades em SP e outras duas no RJ. O foco agora é crescer na região Sudeste, sobretudo no estado, começando por Belo Horizonte, seguindo pela região metropolitana e depois pelo interior. A meta é abrir 10 unidades até o final do ano. “Segundo o Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), de Minas Gerais, o estado ocupa a segunda colocação brasileira na geração de empregos, por isso ter mão de obra qualificada é fundamental para o mercado. Oferecemos mais de 60 cursos em 11 áreas para capacitar pessoas de todas as idades, que estejam em busca do primeiro emprego, ou de uma profissão promissora, ou ainda que desejam se recolocar profissionalmente”, diz Paixão. “Também vamos levar para o mineiros a Ultra Jobs, uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para traçar o perfil profissional completo de cada pessoa, mapeando suas hard skills e soft skills. Esse perfil é cruzado com as demandas das organizações cadastradas no sistema, que podem indicar o tipo de candidato que desejam contratar”, completa o executivo.
 
A rede de franquias PróRir, rede de clínicas odontológicas, tem 19 unidades, todas no Rio de Janeiro, projeta abrir a primeira unidade fora do estado, em Juiz de Fora (MG). A expectativa é ter entre 30 e 40 unidades na região, prioritariamente em cidades maiores como Belo Horizonte, região metropolitana e municípios com mais de 300 mil habitantes. “De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, Minas Gerais tem mais de 50 mil cirurgiões dentistas atuando no estado. Por meio da PróRir, além da possibilidade de atender em clínicas muito bem equipadas, queremos levar sobretudo aos dentistas a oportunidade de se tornarem empreendedores. E para a população mineira, tratamentos odontológicos e de estética, acessíveis”, diz João Piffer, CEO da PróRir.

Atualmente com 54 unidades no estado, incluindo a primeira franquia vendida da rede, que opera há 11 anos em Belo Horizonte, a Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país que também foi eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF, prevê chegar a seis novos municípios mineiros nos próximos meses. Criada em 2012, em São José do Rio Preto (SP), realiza mais de 90 mil atendimentos por mês e está presente em todos os estados do Brasil com mais de 490 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra, sanitização e limpeza especializada em vidros. 

A Anjos Colchões & Sofás, rede especializada na produção de colchões e estofados, recentemente atingiu o marco de 300 unidades vendidas e planeja chegar a 350 até dezembro. Só no estado de Minas Gerais são 10 lojas em operação e projetam mais 12 no interior do estado, totalizando 22 lojas na região. A franquia continua com foco na expansão e segue mirando também em novos países, e prevê conquistar toda a América Latina.

Já a Vaapty, rede que atua no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, é um negócio inovador, sem estoque e está com projeto de expansão para Minas Gerais. A rede tem 11 unidades em operação, outras cinco em processo de implantação e enxerga o estado com um grande potencial de crescimento. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura e sem burocracia. Em 2021 virou a chave com franquias e hoje já alcançou a marca de 200 unidades vendidas em todo o país.  

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?