Início / Notícias / Franquia / Artigo: Como se organizar para adquirir sua primeira franquia

Artigo: Como se organizar para adquirir sua primeira franquia

Em artigo, Estela Regulle fala sobre organização necessária para quem quer investir no franchising. Confira!

Artigo: Como se organizar para adquirir sua primeira franquia

Compartilhe:   

Se você tem o sonho de ser seu próprio chefe, empreender, ter seu próprio negócio, mas não sabe direito o que fazer e tem muitas dúvidas de como fazer, a franquia pode ser uma excelente opção. A Franquia é um modelo de negócio bastante comum em nosso País e cresce a cada ano devido às vantagens que oferece aos franquiados. 

Neste negócio quem compra a franquia compra o direito de uso da marca do Franqueador e copia um modelo já consolidado no mercado. Uma franquia pode ser principalmente de produtos ou serviços, mas existem ainda franquias de conceito e a principal característica das franquias é de ter produtos, imagem, processos e serviços padronizados.

Há uma relação constante entre o franqueado e o franqueador, pois é preciso garantir que o modelo comprado seja replicado fielmente para manutenção da imagem da marca. Pelo direito de uso da marca, know-how, tecnologia, produtos etc., serão pagas taxas, que variam a depender do negócio. Agora que você já tem uma ideia do que é a franquia, vou te dar algumas dicas para que esta jornada seja satisfatória e rentável.


•    Se você ainda está na fase de construção de caixa, a primeira coisa a fazer é, guardar um percentual importante do seu rendimento atual, cerca de 30% das suas entradas financeiras é bastante interessante.

•    Faça uma reserva financeira que seja capaz de sustentar você e sua família (se tiver uma), por pelo menos 24 meses. Só depois disto comece a fazer um caixa para adquirir seu novo negócio, principalmente se for sair de seu emprego para empreender.

•    Escolha muito bem a sua franquia, algo que goste de lidar, de falar sobre, algo que faça sentido para você, pois é muito difícil vender aquilo de que não gostamos.

•    Entenda muito bem as necessidades de investimento inicial e quanto terá que ter para capital de giro e compare com suas reservas financeiras. Não entre no negócio com o dinheiro no limite, pois podem existir gastos inesperados.

•    Há um tempo para que sua empresa consiga recuperar o capital investido e comece dar lucro, você precisa ter dinheiro suficiente para seguir sua vida pessoal sem depender do dinheiro do negócio (reserva financeira).

•    Entenda quanto tempo você vai precisar dedicar a sua franquia para que ela seja o sucesso que você espera. Entenda também a necessidade de funcionários, tipo de treinamento e energia que você terá que dedicar para que sua empresa frutifique.

•    Procure entender com clareza qual o negócio que está cogitando, entenda a saúde financeira da empresa franqueadora, veja se ela tem suas documentações em ordem, se cumpre todas as exigências legais para o funcionamento do negócio. Visite outros negócios do grupo, converse com franqueados.

•    Entenda seu ponto e se ele é favorável ao seu negócio.
Se o cliente te visita, esteja certo de que há onde parar carro. Se você vende um produto para consumidor final, garanta que seu ponto tenha passantes. Entenda o valor e a entrega do seu negócio e se estão compatíveis com os clientes da região escolhida.

•    Importantíssimo, entenda a taxa de retorno sobre o capital investido. Esta informação diz respeito a quanto seu dinheiro irá render, sendo investido no seu novo negócio. Procure por taxas que façam sentido e que garantam um bom retorno. Mas, lembre-se que quando a esmola é demais, o Santo Desconfia.

•    Compartilhe todas as informações que coletou sobre seu eventual negócio com pessoas que possam lhe dar conselhos e ver lacunas que você não veja. A opinião de pessoas experientes, pode lhe proteger e ainda ajudar a fazer o melhor negócio.

Por fim, assim que sua franquia estiver funcionando, treine seu time, se dedique a ele, perceba que negócios são feitos entre pessoas e funcionários felizes e satisfeitos tratam o seu cliente com carinho e atenção.

SUCESSO

Estela Regulle

*Por Estela Regulle, mentora e consultora em finanças 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?