Notícias / Franquia / Como Marketing de Influência pode ajudar no crescimento das franquias

Como Marketing de Influência pode ajudar no crescimento das franquias

Impactar a audiência de um influenciador digital é uma das formas mais eficientes de amplificar o alcance de sua marca

Compartilhe:   

Olá EriLoves, como prometido na minha coluna de apresentação, aqui estamos nós, para falarmos sobre como o Marketing de Influência pode ajudar no crescimento das franquias. Antes de começar a escrever este texto, fiquei pensando em maneiras de convencer você, que ainda não tem orçamento destinado para ações com influencers a reservar uma grana, por menor que seja, para começar, ainda este ano.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp 

É, eu sei, é novo, mas garanto que o resultado, se a escolha do influencer for boa, é  garantido. E é justamente sobre os influencers que vamos falar, já que o marketing de influência existe por causa dos nosso amados influencers.

Vem comigo que o caminho pote de ouro vem abaixo…

Quando você quer aumentar a visibilidade da marca

A primeira, e um dos maiores poderes que um influencer tem em ajudar uma franquia é aumentar a visibilidade de marca. Até tem um nome em inglês para isso, que é o awareness, mas num bom português, a gente pode falar barulho, mesmo, e tá tudo bem. O influencer é aquela pessoa que vai fazer sua marca ficar mais conhecida na audiência dele e da qual você não tem acesso. 

Pensa assim: os influencers vão te ajudar a alcançar uma audiência que vá além da audiência que sua marca está acostumada a falar e que além da audiência dele, vem junto o endosso e a credibilidade do influencer.

Influencer contam boas histórias

Diferente do que tudo mundo pensa, influencers não são vendedores, podem até ser, mas esta não é a responsabilidade deles. A essência de um influencer é justamente a habilidade de comunicação que eles possuem de e contar a história de uma marca com autenticidade e ao seu modo.

Ao assumir a bandeira da sua franquia por algum período, o influenciador transfere para marca parceira toda a credibilidade e autoridade que ele possui, mas para isso é preciso que a escolha do influenciador que vai desempenhar este papel. E aí é quando a mágica acontece e a marca explode a bolha dela e entra em outras.

Expansão da bolha de mercado

Para dar um exemplo, imagina que sua franquia tem uma atuação restrita apenas ao estado de São Paulo, mas tem o projeto de expandir para a Nordeste, começando por Salvador da Bahia. Neste caso, você pode escolher um influencer bombado, cheio de seguidores, mas que não tem uma audiência majoritária Soteropolitana ou influencers de Salvador.

Se você botar reparo, eu falei influencers. Isso mesmo, no plural, pois, provavelmente, o orçamento de uma celebridade ou mega influencer, você contratar diversos menores e que possuem penetração no mercado local. Neste caso, sempre é bom contar com a ajuda de uma agência, que vai fazer a curadoria dos melhores nomes.

Então, se sua franquia está procurando expandir geograficamente, coloque foco em influenciadores locais. Com certeza os resultados serão melhores.

Sua franquia precisa de validação social

Desde que as redes sociais se tornaram um canal de comunicação relevante entre marcas e consumidores, a corrida pela validação social se tornou quase que uma necessidade. Por um simples motivo: as pessoas, antes de comprar algo, querem saber se o produto ou serviço é bom, ou não, e aí entra a mágica da influência.

O endosso de um influencer pode ser o pó de pirlimpimpim que você precisa. Para você ter ideia, 92% dos consumidores brasileiros seguem as sugestões oferecidas por influenciadores, de acordo com levantamento da IAB Brasil. Ainda trazendo dados, uma pesquisa realizada pela Agência Gombo mostrou que 54% das pessoas preferem comprar de influencer que tem conexão com alguma causa social.

Em um mundo onde as opiniões online têm um peso considerável nas decisões de compra, a validação por meio de um influencer pode funcionar como uma robusta "prova social", dando aquele incentivo a mais pessoas a experimentarem seus produtos ou serviços.

Vai ser mais barato do que a mídias tradicionais

Quando comparado com publicidade tradicional, o marketing de influência frequentemente possui um custo mais barato e um retorno sobre investimento, o famoso ROI, significativamente mais alto. Isso é especialmente bom demais da conta para franquias em crescimento, onde a otimização de custos é fundamental.

Por fim, e como última palavra, nada do que falei aqui está escrito na pedra, o que significa que tudo vai depender do objetivo da franquia. Mais ainda, a estratégia de marketing de influência não deve ser feita de forma isolada. Na verdade, ela deve ser complementar ao que sua franquia já faz.

Até o próximo artigo. Nele vou apresentar os principais conceitos do marketing de influência. Pega papel e caneta que você vai virar um expert no assunto!

Um abraço,

Erih Carneiro

Cofundador da Agência Gombo

 

Erih Carneiro

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?