Notícias / Franquia / Será que meu negócio está pronto para ser uma franquia?

Será que meu negócio está pronto para ser uma franquia?

Lilian Figueiredo, CEO e Fundadorada da Franchising Figueiredo, faz uma reflexão aos que querem levar suas marcas ao franchising.

Compartilhe:   

Não! É isto mesmo! Seu negócio não está pronto e nem preparado para ser uma franquia e eu lamento te dizer isso, caro leitor.

Agora você me pergunta: como minha empresa não está pronta? Eu tenho anos de mercado, site bem posicionado, redes sociais bombando, clientes fidelizados, layout perfeito, atendimento personalizado, enfim…e como não está pronta?

Bom, então vamos lá…

Quando você, empresário, idealiza o projeto, coloca no papel e coloca em prática e seu foco está 100% em fazer com que dê certo, você quer obter uma demanda expressiva e a aceitação dos clientes, correto? Visando sempre o micro, pois aquele é o seu momento inicial. Com o passar do tempo você vai ganhando maturidade e normalmente muitas coisas começam a acontecer, tomando rumos completamente diferentes que você poderia imaginar - às vezes você se depara com as seguintes perguntas em seu estabelecimento: "Vocês são franquia?”, “Só tem essa loja na cidade?”, “Esse negócio faria sucesso na minha cidade, como faço para ter uma loja assim”?

Nesse momento, você que já havia idealizado seu negócio para ser uma franquia pensa: “Estou no caminho certo, mas internamente ainda tenho muita coisa para organizar”. E  você que nunca imaginou ser uma franquia pensa: “O que está acontecendo?”. Para ambos isso é gratificante, pois é o reflexo da sua determinação.

Mas, ok e agora? Será que seu negócio está pronto para ser uma franquia?

O Brasil é o 7º país com mais empreendedores no mundo e o 4º com mais franquias – sim, a essência dos brasileiros é empreender. Somos muito criativos, inspiramos pessoas e  acredito que só não somos os 1º devido à falta de respaldo do governo, mas creio que sim, chegaremos lá.

Quando nos desafiamos a empreender, sabemos que não podemos ser bons em tudo e que sempre existirão algumas lacunas: de 100 empresas que abrem no Brasil, 24% fecham em menos de 2 anos e 50% não chegam a 4 anos. Isso se dá porque chegamos a um estágio             de exaustão por não termos alguém para recorrer ou por que, simplesmente, nos cansamos de tanta pressão (e tudo bem)? Não tem como ser super homens ou mulheres sempre, não é mesmo?

Os profissionais de franchising atuam exatamente para alinhar o seu negócio, potencializando-o ainda mais com instruções e direcionamentos memoráveis, estudando seu mercado, elaborando novas estratégias para que você possa melhorar sua operação através de processos padrão, que serão replicados e para que a sua empresa se torne efetivamente uma franquia.

Você idealizou seu negócio, delegou, trabalhou muito como um filho, certo? Porém agora chegou a hora do seu filho voar e você não pode ter medo de sair da sua zona de conforto, você precisará se adaptar ao novo!

Muito mais do que expandir seu negócio como franquia, com uma estrutura de monetização, existe algo que vai muito além disso - lembra que falei sobre as estatísticas de quebra de negócios no Brasil? Pois então, quando você se disponibiliza a ter uma rede de franquia você precisará cumprir o propósito, propósito esse de ajudar pessoas a empreenderem.

Veja só: a taxa de mortalidade de uma franquia não chega a 10% em 5 anos, completamente o oposto dos negócios independentes porque, ao franquear o seu negócio, você estará disponibilizando ao seus futuros franqueados todas as suas experiências positivas e negativas para que esse investidor não sofra como você e nem erre como você já errou - chamamos isso de know-how.

Então entenda que ao franquear o seu negócio, sim,  existe um propósito e quanto mais você buscar conhecimento e a evolução para o seu negócio replicando e direcionando seus franqueados, mais próspero você será, porque o sucesso deles está interligado ao seu!

Então, quando for buscar uma empresa ou um profissional de franchising, analise bem se ele está alinhado com seus interesses ou só no seu dinheiro, pois estamos falando de um projeto a longo prazo que envolve pessoas, família e se o foco for 100% apenas dinheiro as coisas poderão dar erradas SIM!

A empresa precisa gostar do seu negócio, se identificar, pois você consegue falar e escrever sobre a essência de um assunto que você não gosta? Acredito que não, né? Então, como essa empresa vai conseguir formatar sua empresa? Ter um bom relacionamento e uma comunicação ativa e transparente é primordial. E mais uma coisa: não foque no valor de investimento e sim como esse negócio se multiplicará, pois seu sucesso será a consequência de todas essas ações.

Então se o seu desejo é expandir, vá em frente, faça o negócio bem feito e seja referência no mercado de franquias.

 

*Por Lilian Figueiredo, que é CEO e Fundadorada da Franchising Figueiredo

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?