Notícias / Franquia / 5 dicas para expandir por franquias de forma saudável

5 dicas para expandir por franquias de forma saudável

Professor do curso de pós-graduação de Gestão Estratégica de Franquias, da Unilago, Fábio Guerra, listou pontos importantes para a operação, confira!

Compartilhe:   

Crescer de forma padronizada e sem perder o conceito. Essa é a premissa de quem escolhe o franchising para expandir um negócio. Players como o McDonald’s, Qóculos, Cacau Show, são exemplos que a expansão por franquia dá certo, basta ter um plano de negócio consolidado, equipe especializada em franchising e expansão e claro, estudo de mercado que comprove a viabilidade do projeto. 

“Expandir vai além de abrir uma nova unidade, muitos fatores devem ser levados em consideração, como planejamento, aperfeiçoar processos, ter um franqueado modelo”, explica Fábio Guerra, especialista em expansão e CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias e professor do curso de pós-graduação de Gestão Estratégica de Franquias, da Unilago. 

O especialista, para ajudar empresas que pretendem expandir por intermédio de franquias, listou cinco dicas. Confira! 

1- Estruture um plano de expansão

No plano de expansão, alguns itens são fundamentais, sendo eles: planejamento financeiro, locais estratégicos para abrir as novas unidades, plano de comunicação com os franqueados e o programa de treinamento que será colocado em prática. “Essas ações são importantes para lidar com a regionalidades e, dessa forma, ter uma atuação mais assertiva”, explica Guerra. 

2- Crie o “franqueado modelo”

Ter uma persona, ou seja, um franqueado modelo com todas as características indispensáveis para a rede é imprescindível. Essa persona representará o franqueado ideal, facilitando a procura por pelo investidor. “Nem todo interessado em abrir uma unidade tem o perfil da franquia. Nessas horas, vale mais a pena saber quem escolher para não afetar a imagem da marca”, comenta Guerra.
 

3- Acompanhe o desempenho das unidades franqueadas

Estar próximo às unidades franqueadas é fundamental e esse processo de acompanhamento deve ser contínuo. “Tenha contato próximo com os franqueados, faça reuniões mensais, ouça as dores e as boas ideias quem podem surgir”, afirma o Guerra.

 
4- Aperfeiçoe os processos constantemente

Ter um padrão consolidado é fundamental para quem atua em larga escala, mas revisitá-lo sempre que necessário é fundamental. “É importante verificar alguns processos, como a geração de leads, a conversa com os clientes e o fechamento de vendas para ver se existem falhas ou maneiras de aprimorar os resultados”, diz o professor de gestão estratégica de franquias. 

 
5- Tenha um profissional expert em expansão 

Um profissional dedicado e especialista em expansão de franquias para gerir todo esse processo é a chave do sucesso do mesmo.  “Cuidar dos problemas dos franqueados, ficar de olho no desempenho das franquias e ir em busca de novas unidades é um trabalho que deve ser direcionado para um especialista que está acostumado com a área e consegue dar conta de tudo isso”, finaliza Guerra.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?