Notícias / Finanças e Consórcio / Sazonalidade X lucratividade

Sazonalidade X lucratividade

Compartilhe:   

Planejar é a melhor alternativa para aumentar o faturamento na época de sazonalidade e ficar no azul o ano todo. Confira 8 sugestões para por em prática já.

Todo setor econômico tem o seu período de sazonalidade. A Páscoa, por exemplo, favorece as empresas especializadas em fabricar e vender chocolates. As férias são a grande oportunidade do setor de turismo. O comércio encontra seu pico de vendas em datas como Natal, Ano Novo e dias de homenagens às crianças, às mães, aos pais e aos namorados. Pensando em ações que ajudam a aumentar o faturamento das franquias, conversamos com Cristian Gonzales, responsável pelas franquias da Stone Pagamentos (empresa responsável pela criação de cartões de maquininhas para franquias), e criamos uma lista com 8 sugestões.

Calendário promocional: Para não ser pego de surpresa e perder vendas, as franqueadoras podem definir um anuário de promoções, repassando todos os detalhes aos franqueados.

Conheça o mercado, os clientes e a concorrência: Para saber o que os compradores dos seus produtos e serviços pensam e desejam, pergunte a eles! Peça sugestões e coloque as melhores em prática. Estude as ações da concorrência e o seu mercado de atuação para se destacar e se manter na liderança.

Planeje: Saber quais passos dar ao longo dos meses evita prejuízos. Conheça as fraquezas e as oportunidades de cada setor da sua empresa. Assim, fica mais fácil arrumar a casa e evitar a debandada de clientes.

Invista na divulgação: De nada adianta ter uma infinidade de produtos na prateleira se o cliente não sabe. Use as redes sociais a seu favor e divulgue produtos e serviços no Facebook, Instagram, Twitter, Blogs, Youtube, SnapChat, aplicativos e a tradicional propaganda boca a boca.

Prepare-se com antecedência para o período de promoção: Treine a equipe, verifique o estoque, alinhe o atendimento e esteja atento à agilidade e aos prazos de entrega. Cumpra o que prometer para não perder mercado para a concorrência!

Drible a estagnação das vendas: Busque novos consumidores,crie atrativos para fidelizar os atuais e ofereça serviços e promoções de “fora de época”.

Reduza despesas: Corte gastos operacionais, renegocie dívidas e adote opções sustentáveis para pagar menos energia e água.

Mantenha o cliente ao seu lado o ano todo: promoções em baixas temporadas em hotéis, cartão fidelidade no setor de serviços, newsletter promocional, descontos para clientes cadastrados, atendimento ágil e de qualidade, entre outras estratégias aproximam a marca e o público.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?