Seminário de Microfranquias abre a ABF Franchising Week 2022

O evento que oficializa o início da ABF Franchising Week 2022 ocorre até o dia 24.

 

Após dois anos realizado de forma 100% online, a ABF Franchising Week 2022, semana de conteúdo oficial do setor do franchising brasileiro, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), está sendo realizada presencialmente no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, com o Seminário de Microfranquias que abriu o evento que faz parte oficialmente da ABF Franchising Expo 2022, maior evento mundial de franquias. O Seminário de Microfranquias marcou o início da ABF Franchising Week 2022 na manhã do dia 20 de junho.

 

Felipe Buranello, Coordenador da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos da ABF, junto com Adriana Auriemo, Diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF e da rede de microfranquia Nutty Bavarian, foram os palestrantes responsáveis pela condução do Seminário de Microfranquias.

 

Na cerimônia oficial de abertura da Franchising Week 2022, André Friedheim, Presidente da ABF, foi objetivo ao citar sobre os desafios que levaram o setor de franchising a superar o período de mais de 2 anos de restrições devido a pandemia de Covid-19. “O momento é de retomada, com um sistema de franquias ainda mais digital. Vivemos também um período de novos desafios, com marcas se reinventando, mais maduras, colocando em prática as lições aprendidas nestes dois anos de pandemia [Covid-19] e melhor preparadas para o futuro”.

 

Seminário de Microfranquias

O Seminário Microfranquias abordou foi iniciado com a apresentação dos membros da Comissão de Microfranquias e o estudo realizado pela Inteligência de Mercado da ABF.

 

O painel sobre “Estudo sobre as Microfranquias” mostrou os resultados do setor em 2022 e a relação quando comparado aos últimos dois anos, como alguns levantamentos realizados pela instituição que representa o setor, e que compõem este estudo.

 

     • Redes que possuem o modelo de microfranquias;

 

     • Participação do modelo de microfranquias nas redes de franquias associadas;

 

     • Redes de microfranquias por segmento de atuação;

 

     • Redes de microfranquias por tempo de atuação;

 

     • Distribuição das unidades de redes de microfranquia por formatos de operação;

 

     • Distribuição das unidades de redes de microfranquia por região;

 

     • Modalidade das redes de microfranquias;

 

     • Tempo como franqueador;

 

     • Prazo de retorno em meses.

 

 

E por fim, o painel revelou o ranking 10 maiores redes de microfranquias:

Posição

Rede de Franquia

Unidades Franqueadas

10º

Pit Stop Skol

Prudental

Kumon

Acqio

+ Ágil

Clube Turismo

Solarprime

Maria Brasileira

Bem Safe

Bluesun do Brasil

1.880

1.646

1.550

869

554

538

468

415

368

366

 

Beno Krivkin, Coordenador da Comissão de Fornecedores da ABF, foi o convidado responsável pelo tema de expansão através dos dados de buscas orgânicos do Portal do Franchising, da ABF, como faixas de investimento mais acessadas na busca Portal do Franchising, termos mais acessados pela busca orgânica (não paga) do Google e "top" 10 página mais acessados do Portal do Franchising.

 

O painel “Boas Práticas de Expansão Aplicadas às Microfranquias” contou com o moderador Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias da rede de microfranquia Prudential do Brasil, e os participantes Rodolfo Meyer, CEO e fundador da rede de microfranquia Portal Solar, e Juliana Pitelli, Gestora de Expansão rede de microfranquia Maria Brasileira.

 

A representante da rede de microfranquia Maria Brasileira comentou oferecendo a seguinte dica ao público presente: “primeiro passo é você está no digital, investindo em um profissional que saiba conduzir campanhas segmentadas na internet, e automatize em uma CRM [software de gestão] para a automatização de atendimento aos candidatos interessados em microfranquias”, instruiu-se Juliana Pitelli, finalizando a sua fala com o uso do maior meio de comunicação para atrair novos franqueados: “como o digital é o principal meio de aquisição de investidores, uso o site da rede de franquia como o principal canal de captação de leads [pessoas interessadas]”.

 

Rodolfo Meyer foi taxativo ao revelar uma estratégia para seleção de investidores interessados pela rede de microfranquia Portal Solar. “Trouxemos uma psicóloga na área de expansão para realizarmos testes e entendermos a fundo seus ideais para um melhor acerto ao selecionar os candidatos interessados em investir na rede Portal Solar”.

 

O painel “Estruturando o Suporte à Rede”, sob comando do moderador José Julio Segala, Diretor de Marketing e Operações da rede de microfranquia Kumon, junto com Paulo Manuel, CEO da rede de microfranquia TZ Viagens, e Luiz Cruz, responsável pela Diretoria de Desenvolvimento de Franquia da rede de microfranquia Prudential do Brasil.

 

Para Paulo, o crescimento de 42 unidades franqueadas para 130 unidades franqueadas em plena pandemia de Covid-19 foi desafiador. “Foram momentos crucial diante da expectativa de duração de três meses de pandemia para mais de dois anos de pandemia. A primeira grande meta foi a implementação da repatriação de pacotes de viagens já vendidos, a fim de manter o cliente”, conta.

 

Paulo deu continuidade a sua fala contando outra estratégia para manter a operação das unidades franqueadas: “trabalhamos muito no marketing digital, chamando os franqueados que já estavam tendo renda através da presença online mesmo antes do início da pandemia [Covid-19] para compartilharem experiências com demais franqueados que não estavam no mesmo patamar de venda”, enfatiza com o seguinte aprendizado surgido pela pandemia de Covid-19: “a pandemia nos ajudou a fazer uma transformação na rede, migrando unidades físicas para o home-based, engajando-as a trabalharem no marketing digital intensamente”.

 

Já o responsável pela rede de microfranquia Prudential do Brasil, Luiz Cruz, confessou o que aprendeu devido o aumento da exigência da implementação do marketing digital: “eu era aquela pessoa que odiava muito o WhatsApp e com a pandemia eu mudei totalmente este gosto para utilizar a tecnologia e manter-me muito próximo aos franqueados, auxiliando todo o processo de transformação digital implantado na rede e junto aos franqueados”.

 

Luiz Cruz contou como foi o caminho para se chegar no setor de franquia. “Eu sou formado em Tecnologia da Informação e operei franquias da Prudential por oferecer segurança para fazer a transição de profissional para agente de negócios”.

 

Questionado sobre como a rede de franquias atuante no ramo de seguros atuou para enfrentar as consequências da pandemia de Covid-19, Luiz Cruz foi enfático. “O suporte ao franqueado foi crucial em temos de sistemas de gerenciamento operacional, divulgação e atendimento das franquias aos seus clientes”.

 

Sobre o trabalho na comunicação na rede de microfranquia Prudential, Luiz Cruz disse o seguinte: “tivemos que promover informações e ferramentas de comunicação para todos os franqueados ativos e interessados em se tornarem novos franqueados, mostrando para aquele próspero empresário o porquê que ele deve se manter conosco e porque é o melhor para ele do que optar por uma outra rede”.

 

O último debate foi o tema do painel “Estratégias de Marketing Digital para Franqueados”, teve como moderador José Rubens, CEO da rede de microfranquia Guia-se, e os participantes Henrique Mol, empresário e Presidente da holding Encontre Sua Franquia, na qual a rede de franquia Acquazero pertence, e Lilian Marques, Diretora Executiva da rede de franquia iGUi TRATABEM.

 

Perguntado pelo moderador sobre o fundo de propaganda Lilian Marques, disse: “o franqueado paga uma taxa única de propaganda e parte dessa taxa é usada para a expansão e promoção da rede”.

 

Sobre o mesmo assunto Henrique Mol disse que o “marketing foi fundamental para construirmos uma marca mais forte junto com maior retorno financeiro dos franqueados”.

 

No mesmo dia, contemplando a programação no primeiro dia da ABF Franchising Week 2022, aconteceu o Seminário Setorial de Food Service e o Seminário Setorial de Redes de Educação.

 

A ABF Franchising Week 2022 prossegue até o dia 24 de junho. A programação completa está disponível no site e nos canais de comunicação da ABF.

 

Portal Sua Franquia na ABF Franchising Expo 2022

Seguindo a sua tradição sobre divulgação ao investidor franqueado, o Portal Sua Franquia fará uma cobertura exclusiva do ABF Franchising Expo 2022, com flashs ao vivo em suas redes sociais, conteúdos diários no site suafranquia.com, gravações disponibilizadas no canal do Bconnected no YouTube https://www.youtube.com/c/BConnectedTV, email-marketing para aqueles que realizaram o cadastro no site suafranquia.com.

 

Sobre a ABF Franchising Expo 2022:

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo 2022 reunirá, em sua 29ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação e food service, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, móveis, decoração e presentes, esportes e lazer, calçados e acessórios, e dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF.

 

Mais informações no site da ABF Expo.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Encontre a melhor franquia para você