Notícias / Especial / 5 vantagens de empreender no interior

5 vantagens de empreender no interior

Pequenas e médias cidades do Brasil se tornaram polos de empreendedorismo e se destacam do eixo Rio-São Paulo

Compartilhe:   

As cidades interioranas do Brasil concentram um potencial de consumo de quase R$ 3,1 trilhões – cerca de 55% do total no país, segundo o estudo IPC Maps 2022. Não à toa, o interior vem sendo a aposta de empreendedores na hora de abrir negócios e franquias.

 

“Empreender fora das grandes cidades é benéfico não só para o crescimento do país como um todo, mas também pelo leque de oportunidades. As cidades interioranas muitas vezes são mais carentes em relação a serviços de qualidade com seguranças", comenta Alécio Cavalcante, co-CEO da Ubiz Car, aplicativo de mobilidade urbana conhecido como Uber do interior.

 

O executivo lista algumas vantagens que um empreendedor pode considerar na hora de investir no interior. Confira: 

 

1- Custos fixos mais baixos

Os custos de aluguel e de outras despesas, como água e luz, tendem a ser mais caros em cidades grandes, devido à maior demanda. Logo, manter um negócio no interior envolve menos gastos ao fim do mês. A faixa de salários pagos aos funcionários também segue a regra e fica abaixo do que é pago nas capitais, levando em consideração o custo de vida. 

 

2 - Carência de serviços de qualidade com segurança

Dependendo do perfil de negócio, é possível que não haja sequer um concorrente na cidade. Enquanto cidades maiores oferecem uma ampla concorrência, cidades interioranas dão aos empreendedores a chance de se destacarem e se tornarem referência na região, oferecendo serviços mais assertivos e com maior qualidade.

 

3- Proximidade maior com os clientes

Outra vantagem que pode passar despercebida é a proximidade maior que o empreendedor tem com os seus clientes, já que em cidades menores é mais comum conhecer os vizinhos e criar laços. Aos poucos, cria-se confiança e a fidelização dos consumidores ocorre de forma natural. 

 

4- Menos rotatividade

Assim como é mais fácil estreitar laços com a vizinhança, também é mais fácil reter colaboradores, inclusive porque há menor concorrência nas contratações. Logo, se o empreendedor e seus funcionários mantêm um bom relacionamento, dificilmente eles irão querer sair da empresa. 

 

5- Qualidade de vida

Por último, mas não menos importante, uma das vantagens imensuráveis em longo prazo é a qualidade de vida alcançada por quem aposta em cidades do interior. Com pouco ou nenhum trânsito, menos poluição e índices menores de criminalidade, a vida no interior consegue proporcionar uma calma e segurança que as metrópoles estão longe de ter.

Sobre a Ubiz Car:

A Ubiz Car está presente em diversas cidades no interior do Brasil oferecendo mobilidade urbana para moradores e um negócio escalável para investidores franqueados. Com o objetivo de adaptar o serviço à realidade dos usuários presentes nas pequenas cidades do interior, a Ubiz Car conta com a tecnologia de sua plataforma e também ligações e WhatsApp. Além disso, possui uma central em cada cidade para melhorar o atendimento - tanto para os motoristas quanto para os passageiros.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?