Notícias / Especial / Desafio: você tem as competências necessárias para ser um franqueado?

Desafio: você tem as competências necessárias para ser um franqueado?

Para empreender no franchising é necessário desenvolver algumas competências. Conheça a opinião de quatro especialistas no assunto

Compartilhe:   

Para empreender em qualquer segmento, é necessário dar atenção especial a determinadas habilidades e competências. No franchising não é diferente, pelo contrário, é um setor ainda mais exigente do que empreender em um negócio próprio, pois há regras a serem seguidas – e não são todos os empreendedores que se adaptam a isso com facilidade.

Para Sueli Campos, consultora especialista em franquias, entre as competências necessárias para este tipo específico de empreendedorismo, estão: ser adaptável a um modelo de negócio que já vem formatado, ser receptível as regras e comando, possuir visão estratégica e resiliência.

Já Aníbal Maíni, sócio-diretor da Consultoria GPME Expansão e Estruturação de Negócios, ressalta que o mercado de franquias não é para aventureiros. “Essa afirmação é muito séria e sólida, pois, assim como em qualquer modelo de negócio, as franquias de maior sucesso são aquelas compostas pelos melhores operadores, neste caso, os franqueados. Uma franquia nada mais é do que a replicação de um know-how que deu certo, mas, isso não quer dizer todas as próximas unidades darão certo”, orienta.

Com isso, para garantir a expansão saudável de uma rede de negócios, segundo Maíni, os franqueados precisam colocar seu lado empreendedor em ação, ou então, desenvolvê-lo para enfrentar as dificuldades na gestão, concorrência e até fatores macro-econômicos. Nesse processo, o especialista ressalta a necessidade de desenvolver habilidades de liderança e ter em mãos um planejamento estratégico. “Apesar do termo ser técnico, podemos resumir planejamento estratégico como definir onde queremos chegar e como pretendemos chegar lá. Mesmo antes de adquirir uma franquia, o interessado precisa de um planejamento pessoal e profissional bem claro em sua mente, para evitar frustrações e erros de investimento. Após iniciar a operação do negócio, um novo planejamento se faz necessário, com ou sem ajuda da franqueadora, onde algumas definições precisam ser estipuladas, entre elas, qual o faturamento pretendido e quais recursos serão aplicados para atingir essa meta”, explica Maíni, ressaltando que ainda é importante desenvolver habilidades em gestão financeira, gestão de vendas e bons conhecimentos em marketing.

Competências apontadas por franqueadoras e franqueados

Para Julio Monteiro, CEO da Rede Megamatte, uma das competências importantes para atuar como franqueado é saber atuar em sinergia com propósito da marca escolhida, pois assim será possível de fato agregar valor à empresa, sem mudar os valores.

Outro ponto indicado por Monteiro é estudar diariamente o segmento em que está atuando é essencial, já que o conhecimento constante é uma busca da franqueadora e do seu franqueados.  “Vale também saber se posicionar e não se impor. O franchising necessita de trocas entre ambas as partes. O conflito ainda é o melhor caminho do que o confronto para se buscar ideias em comum. Com isso, o empreendedor deve ter orgulho do que está disposto a entregar, sendo um fã do seu negócio dando vida constante e atento às inovações que o seu franqueador apresenta. Isso trará frutos prósperos”, observa.

Por fim, Paula Multedo, proprietária de três unidades franqueadas da Galeria Urban Arts Rio de Janeiro, aponta que entre as competências indispensáveis para empreendedores do setor de franchising estão: empenho e comprometimento para conduzir o negócio, identificação e paixão pela marca e pelo negócio em questão, espírito de liderança e sonhar com o empreendedorismo.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?