Notícias / Especial / Redes sociais: como aproveitar todas as oportunidades de interação oferecidas por cada plataforma?

Redes sociais: como aproveitar todas as oportunidades de interação oferecidas por cada plataforma?

Sebrae aponta como otimizar a utilização de redes sociais para impulsionar seu negócio e alavancar seus resultados

Compartilhe:   

As plataformas sociais online, sem dúvidas, revolucionaram o plano de ação das áreas de comunicação e marketing da grande maioria das empresas, inclusive de redes de franquias. De acordo como Sebrae, as possibilidades de constante atualização e interações instantâneas que as redes sociais oferecem para que as organizações interagem com seu público alvo são atualmente imprescindíveis ao sucesso de qualquer marca.

Em primeiro lugar, a instituição destaca que é extremamente importante que se providencie informações básicas necessárias acerca do seu negócio: endereço, produtos/serviços, direcionamento, contato, etc. Assim sendo, se tece um perfil da sua empresa para aqueles que ainda não a conhecem.

Isso tornará o seu perfil online uma espécie de vitrine para seu público, que poderá ali mesmo conferir produtos, serviços, promoções e afins sem haver a necessidade de um contato direto ou deslocamento até seu estabelecimento. Dependendo da natureza de seu negócio, a venda já poderá ser realizada ali mesmo, via páginas e formulários na internet, selando a possibilidade de vendas muito além do espaço físico da sua empresa.

Em segundo lugar, mas igualmente importante, está a dedicação à interação com seu público. Devido à velocidade da veiculação de informações atualmente, a internet e seus meios de socialização são vistos como formas rápidas e sucintas de se obter conhecimento ou contato, e isso vale em dobro para um cliente, que espera respostas com o mínimo de atraso possível em uma mensagem enviada via redes sociais. Para que isso ocorra, é necessário que a empresa esteja sempre dedicada e atenciosa às suas páginas online e mantenha um padrão de qualidade a ser esperado pela clientela.

Os resultados e feedbacks obtidos a partir de interações diretas e rápidas com clientes podem servir como indicadores para uma nova estratégia ou alterações na divulgação/marketing. Também é importante a boa reputação e aproximação conquistadas a partir deste fator, características que impulsionarão ainda mais a sua marca e seu negócio.

Contudo, a reputação da sua empresa não se retém apenas ao seu próprio perfil em redes sociais. O “boca a boca” dos clientes é um fator de influência extrema na maneira com a qual seu empreendimento é visto pelo público geral, determinada pelo seu desempenho geral e presença aos olhos de sua clientela. Busca promover conveniência e acessibilidade ao seu cliente, da mesma forma que se preocupa em saber sua opinião em um processo de pós-venda?

Aproveite o boca a boca positivo e veja uma reputação favorável crescer exponencialmente para a sua empresa. Optou por deixar o cliente às escuras, com poucos esclarecimentos acerca do seu negócio ou produtos/serviços oferecidos? Lide com repercussões negativas, mesmo que a qualidade final esteja de acordo com padrões esperados. O atendimento e a aproximação do seu público são essenciais ao sucesso de seu empreendimento. Não os trate como objetivos secundários.

Fonte: Sebrae

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?