Notícias / Especial / Redes de franquias: padronização e planejamento é essencial para sucesso das marcas

Redes de franquias: padronização e planejamento é essencial para sucesso das marcas

Franqueador precisa organizar e testar os processos operacionais da empresa, aponta Sebrae

Compartilhe:   

Redes de franquias: padronização e planejamento é essencial para sucesso das marcas. Franqueador precisa organizar e testar os processos operacionais da empresa, aponta Sebrae


Muitos franqueados começam como consumidores. Muitos são os cases de empresas que adotaram o franchising após insistentes pedidos de clientes que desejavam representá-las. Não somente por considerarem uma boa oportunidade de negócio, como também pela sua credibilidade. Porém, padronizar e planejar expansão por meio de franquias, segundo o Sebrae, é diferencial para ter sucesso.

Não à toa, o primeiro conceito associado ao franchising é o direito de uso da marca, embora não se resuma a isso. Só se deseja representar aquilo que é digno de confiança, associado a expectativas positivas de retorno financeiro sobre o investimento realizado.

O sucesso de uma rede de franquias não acontece por acaso. Com certeza é antecedido por um bom planejamento estratégico de marketing, que posicionou corretamente a marca no mercado, definiu o público-alvo a ser atingido e elaborou um plano de comunicação que a tornaram conhecida e admirada no mercado.

O sistema de franquias pressupõe a transferência de know-how. Para que isso aconteça, o franqueador precisará organizar e testar os processos operacionais da empresa de forma que eles possam ser transformados em manuais, ser objeto de treinamento para os franqueados e seus funcionários, ter seu cumprimento facilmente analisado pelos supervisores de campo e, principalmente, naqueles que acontecem na presença dos clientes, serem percebidos como idênticos onde que quer que a experiência de consumo aconteça.

Essa padronização é o que permite que se tenha a certeza de resultados semelhantes quando um modelo é reproduzido por outras pessoas e em diversos locais. Somando-se atendimento, padrão arquitetônico e de decoração, identidade visual da marca e a oferta dos mesmos produtos e serviços, dá-se ao cliente a segurança de que ele terá uma experiência semelhante à que ele já vivenciou e aprovou.

Fonte: Sebrae

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?