Notícias / Especial / 5 dicas para investir em um negócio próprio

5 dicas para investir em um negócio próprio

Planejamento é primordial para sucesso bem como pesquisa de mercado, diz criador da franquia Grupo CSL

Compartilhe:   

5 dicas para investir em um negócio próprio: Planejamento é primordial para sucesso bem como pesquisa de mercado, diz criador da franquia Grupo CSL


A instabilidade no emprego e a procura por melhores oportunidades fez o número de empreendedores crescer nos últimos anos. Para isso, o planejamento de um novo negócio é a ferramenta mais importante para o sucesso.

Para Tarcísio Marchiorato, criador da franquia Grupo CSL - Carro e Sofá Limpo, seguir um passo a passo garantiu um modelo diferenciado e exclusivo de empreendimento. “Há três anos iniciei um negócio que hoje está presente como rede de franquia em 11 estados do país. Meu principal objetivo foi compartilhar um modelo de negócios, que além da segurança de uma estrutura de negócio, oferecesse também qualidade de vida, propósito e motivação para os novos empreendedores”, explica.

Confira as dicas que Marchiorato seguiu e assegure-se de de iniciar 2018 com novos planos:

 1. Tenha uma razão para abrir um negócio próprio.

Esse é um dos mais importantes passos para empreender. Hoje, muita gente abre o próprio negócio porque está difícil de arrumar um novo emprego. No entanto, é fundamental estar preparado para uma nova função antes de iniciar esse novo desafio. Tenha objetivos e expectativas futuras. Porque você quer se tornar um empreendedor? Para ser dono do próprio negócio? Complementar a sua renda?

2. Você não precisa ter super conhecimentos de gestão, mas o planejamento será fundamental.

Embora seja importante para o futuro da sua empresa conhecer sobre gestão, a questão mais importante nesse primeiro momento é o planejamento. Você precisa prever onde quer chegar e que passos precisa dar para chegar lá. Comece agora e será cada vez mais assertivo. Se questione. O que você quer oferecer? Para quem? Que transformação esse produto/serviço provoca? As pessoas pagam por isso? Faça pesquisa de mercado, converse com as pessoas, troque ideias.

3. Se prepare financeiramente.

Tenha noção dos investimentos que serão necessários e deixe tudo na ponta do lápis. Quando você pensa na viabilização financeira do seu negócio, precisa pensar que precisa se sustentar, ou seja, não dá para pensar no novo negócio sem planejar sua remuneração. Há também quem abra um negócio como opção de segunda renda. Com a garantia de um primeiro emprego fica mais fácil investir e dar os primeiros passos.

4. A escolha de um ramo de negócio a seguir.

Comece a esboçar o que você quer oferecer, porque as pessoas comprariam de você. Existem hoje no mercado muitas instituições para ajudar quem quer começar. Elas podem compartilhar experiências e conhecimentos com os novos empreendedores. Há também modelos definidos, como as franquias, que oferecem segurança para quem não conhece tanto sobre o mercado. Você nem sempre precisa seguir sua área de formação ou conhecimento. Mas precisa buscar algo que se identifique com seu perfil.

5. Siga e enfrente os desafios que irão surgir.

Nunca deixe que as dificuldades te parem. Geralmente ninguém fala que empreender pode ser bem mais exigente que um chefe que te cobra muito. Mas ainda assim pode ser muito realizador. Ou seja, você terá trabalho para garantir seu sucesso, mas se tiver planejado o passo a passo, suas chances de sucesso são grandes.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?