Notícias / Especial / 10 dicas para investir em marketing digital e ter sucesso

10 dicas para investir em marketing digital e ter sucesso

O Brasil já tem mais usuários de internet móvel do que de desktops, atingindo a marca de 111 milhões de usuários multiplataforma

Compartilhe:   

10 dicas para investir em marketing digital e ter sucesso: O Brasil já tem mais usuários de internet móvel do que de desktops, atingindo a marca de 111 milhões de usuários multiplataforma


O número de usuários móveis no Brasil já ultrapassou o de desktops, diferença que deve se ampliar com o passar do tempo. Hoje são 81,3 milhões de usuários desktop, 60,4 milhões de usuários via smartphone e 11,8 milhões de usuários de tablets. Dessa forma, o país possui 111 milhões de usuários multiplataforma.  Os dados são da Comscore Brasil, empresa especializada em análise da Internet e multiplataforma, e comprovam que, para ter sucesso, é vital ter uma estratégia de marketing online.

O tempo de permanência digital dos brasileiros nunca foi tão grande, sendo que o total de tempo de consumo de tablets e smartphones duplicou desde 201. Com isso, o mobile representa 67% do total de tempo navegação dos usuários digitais.

Confira a seguir 10 dicas importantes de Alan Ceppini, especialista em marketing e gestor de projetos multiplataforma, para garantir uma presença digital de peso para sua empresa:

 

1- Esteja sempre visível para seus clientes

Estar no ambiente digital não é mais estratégia diferenciada e sim uma questão de sobrevivência. Nos dias atuais estar offline é o mesmo que não ter uma placa com o nome da empresa na fachada, afinal a premissa é verdadeira: "quem não é visto não é lembrado”.

2 - A internet como fonte de pesquisa de produtos ou serviços

Atualmente 75% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet os produtos e/ou serviços que pretendem adquirir. Isso quer dizer que estar presente na internet deixa de ser um diferencial e passa ser essencial. Se na hora da pesquisa o seu cliente não encontrar a sua empresa, ele encontrará a do concorrente e você provavelmente perderá mais uma venda. 

3- Entenda o que seus concorrentes estão fazendo

A internet diminui a distância entre as empresas e isso significa que o seu concorrente pode estar a um clique de você. Investir em marketing digital é lançar mão de ferramentas e estratégias que garantam ao seu negócio maior exposição, relevância e engajamento de pessoas. As chances de você atrair e fidelizar mais clientes do que seu concorrente aumentam consideravelmente. 

4 - Atrair novos clientes e aumentar as vendas

O Brasil tem 111 milhões de internautas, segundo o Ibope Media, uma demonstração clara da enorme quantidade de pessoas que utilizam as plataformas digitais. Para os empreendedores é mais do que um número, é a apresentação de uma ótima oportunidade para atrair e conquistar novos clientes porque, além de usuárias, essas pessoas também são consumidoras. Para aproveitar todo esse potencial é necessário saber lidar com o seu público na web e utilizar ferramentas e estratégias corretas.

5 - Conheça todas as ferramentas e oportunidades do mercado

Existem milhares de oportunidades em ferramentas de marketing voltadas ao ambiente digital. Antes de sair gastando dinheiro à toa, estude as inúmeras possibilidades, seus valores, suas taxas de retorno. Assim, na hora de investir, você terá como analisar os indicadores de retorno do planejamento estratégico escolhido.

6 - Nem todas as ferramentas de marketing tem custo

Diversas ferramentas gratuitas auxiliam, e muito, o dia a dia dos profissionais que trabalham com marketing digital. Algumas delas com um nível de facilidade e manuseio tão simples que permitem a qualquer pessoa com força de vontade automatizar processos de sua empresa, sejam elas de qualquer tamanho ou faturamento.

7 - Esteja disposto a aprender

Hoje na internet você encontra muito conteúdo relevante sobre todo e qualquer assunto, desde como montar um motor V8 até como usar as ferramentas digitais de que tanto precisa. Mas lembre-se: estudo requer concentração, tempo e disposição. Tire algumas horas por semana para aprender e enriquecer seu conhecimento sobre o tema marketing digital.

8 - Gerar mais valor e exposição para o seu negócio

Quando estão navegando, as pessoas passam muito tempo se relacionando e consumindo informação. Esse é um dos motivos da internet ser um ótimo canal de exposição. Com o marketing digital são utilizadas técnicas e ferramentas assertivas para divulgar de maneira mais eficiente a sua marca, serviço ou produto e agregar mais valor ao seu negócio. Quanto maior a exposição e o engajamento, maiores serão as chances de alavancar seu negócio.

9 - Nem tudo na internet é mídia programática

Muito se fala sobre mídia programática, mas existem várias oportunidades além de comprar grandes volumes de banners digitais e fazer postagens em suas redes sociais. A questão fundamental a ser debatida é que tipo de planejamento você quer ter no ambiente digital. Quando se fala apenas de visibilidade e cliques, ela pode até funcionar a curto prazo. Mas, se existe uma estratégia de consolidação, maturação e/ou posicionamento de marca ou produto aí a questão é mais complexa e as estratégias da campanha deverão ser bem mais estruturadas para que haja um resultado concreto e efetivo a longo prazo.

Vale destacar aqui a importância do branded content (marketing de conteúdo) e as estratégias que podem ser desenvolvidas em conjunto com grandes portais gerando, assim, buzz marketing e brand awareness muito mais assertivos que uma simples métrica de custo por clique.

10 - Como atingir corretamente o seu público-alvo?

Entenda que cada internauta é um ser humano e cada um tem seu perfil de compra. Por isso, o melhor é trabalhar com a segmentação certa, assim suas campanhas serão direcionadas ao target (público alvo) correto e trarão maiores resultados.

Com essa estratégia assertiva você terá o poder de direcionar os seus esforços de divulgação em quem realmente está interessado nos seus produtos ou serviços. E pode segmentar as suas campanhas da melhor forma possível, definindo as regiões que são de interesse do seu negócio, o público-alvo, as datas e horários e mudar tudo em questões de alguns minutos se for necessário. Nenhuma outra plataforma de mídia oferece tamanha flexibilidade. 

Além destes diferenciais, você pode, em tempo real, analisar os dados e mensurar os resultados de suas campanhas com exatidão e assertividade jamais visto em qualquer outro tipo de mídia tradicional. Vale lembrar que as estratégias de marketing digital não substituem as campanhas tradicionais de comunicação, elas são sim um complemento para que você tenha mais sucesso em seus negócios.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?